As compras realizadas com pagamentos com cartões de crédito, débito e pré-pagos cresceram 52% no segundo trimestre de 2021 quando comparado ao mesmo período do ano passado. No total foram negociados R$ 609,2 bilhões no período, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira (9) pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), que representa o setor de meios eletrônicos de pagamento, e reproduzidos pela Agência Brasil.
Em quantidade de transações, foram registrados 7,1 bilhões de pagamentos com cartões nos meses de abril, maio e junho, o equivalente a 55 mil por minuto, 53,9% a mais do que no ano anterior.
O cartão de crédito foi o meio de pagamento que apresentou o maior valor transacionado no segundo trimestre, registrando R$ 371,3 bilhões, com crescimento de 53%, seguido do cartão de débito que movimentou R$ 214 bilhões (+ 42,3%), e do cartão pré-pago, R$ 23,9 bilhões, o que representa alta de 214,3%.
Os pagamentos com cartões no exterior cresceram 62% depois de seis trimestres consecutivos de queda. Segundo os dados, o volume movimentado foi de US$ 708 milhões, o equivalente a R$ 3,7 bilhões. As compras realizadas por estrangeiros no Brasil somaram US$ 492,7 milhões (R$ 2,6 bilhões), uma alta de 73,6%.
Segundo a Abecs, o resultado é reflexo de um cenário de maior abertura da economia, com a flexibilização das medidas de isolamento social em combate à pandemia, levando em consideração que a comparação é feita com o segundo trimestre do ano passado, período de maior impacto na crise.
Pagamentos com cartões: qual a importância para o meu negócio?
Os dados refletem a necessidade das empresas a se adaptarem ao pagamento com cartão. Mesmo no setor de serviços, adquirir uma maquininha pode fazer toda a diferença para profissionais como eletricistas, maquiadoras, manicures, diaristas e outras profissões que costumam trabalhar com o pagamento em dinheiro.
Além dos cartões, vale a pena ficar de olho também em novos métodos de pagamento, como é o caso do PIX e do pagamento pelo WhatsApp. Dessa forma, sua empresa se adapta às novas tecnologias e pode garantir muito mais clientes.
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