O pagamento com cartão através da função de aproximação vem se tornando cada vez mais popular pela população brasileira. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), os pagamentos através de aproximação saltaram de 19,4% em setembro de 2021 para 37,7% em setembro deste ano.
Ainda, de acordo com a Abecs, a previsão é de que metade das transações sejam feitas por aproximação ainda neste ano. Para efeito de comparação, este tipo de pagamento representava apenas 3,9% das transações realizadas há dois anos.
Pagamentos por aproximação são realizados através de uma tecnologia chamada Near Field Communication, que é popularmente conhecida como NFC. Ela é utilizada não somente para pagamentos por aproximação, como também para trocar informações e compartilhamento de arquivos.
Atualmente, a maior parte dos cartões de crédito já possuem a tecnologia NFC. Além disso, muitos usuários já utilizam a Apple Pay e a Carteira do Google em seus celulares, cadastrando seus cartões de crédito e praticamente descartando a utilização dos cartões físicos para transações.
Contudo, é importante tomar algumas precauções quanto a utilização do pagamento por aproximação. Ao realizar este tipo de transação, é bem comum que não seja necessário digitar sua senha, o que acaba sendo um ponto de risco para os portadores do cartão.
Precauções ao utilizar pagamentos por aproximação
Não são todas as transações que não pedem senha ao realizar um pagamento por aproximação. Geralmente os bancos costumam estabelecer um limite máximo de até R$200 para realizar pagamentos por aproximação sem senha. A partir deste limite, será necessário colocar a senha utilizada para pagamentos comuns por cartão de crédito.
Alguns bancos permitem variar o limite de pagamentos por aproximação sem a necessidade de pôr a senha. Caso a instituição não ofereça essa possibilidade, é possível solicitar que a mesma desabilite a função de aproximação do cartão de crédito, evitando, assim, maiores problemas. Inclusive, esta é uma opção para aqueles consumidores que são mais inseguros quanto à função.
Um outro ponto importante é ter atenção quanto ao valor que é mostrado no visor da maquininha de cartão. É importante lembrar que, na maioria das vezes, não vai ser necessário colocar a senha do cartão, sendo assim, o contato com a máquina será mais rápido que de costume.
A utilização do celular para realizar pagamentos por aproximação tende a ser mais segura. Embora o pagamento por aproximação não solicite senha, existem diversos mecanismos de bloqueio por senha do próprio celular antes de acessar o aplicativo. Além disso, alguns celulares também oferecem recursos para bloquear com senha os próprios aplicativos com os cartões de crédito.
Por fim, a tecnologia NFC embarcada nos cartões e celulares é extremamente segura, mas, como todo recurso que permite transações financeiras, é necessário tomar algumas medidas de segurança para evitar golpes e problemas na hora de realizar uma compra. Com isso, se atente às dicas informadas neste texto para ter maior segurança no próximo pagamento por aproximação com cartão de crédito que for realizar.