Na última quinta-feira (12), a Caixa Econômica Federal (CEF) divulgou o calendário de pagamento das novas parcelas do auxílio emergencial. Desse modo, segundo o que determina o cronograma, o pagamento da 5ª parcela será iniciado para quem é do Bolsa Família.
Confira, portanto, todas as informações relativas ao pagamento, bem como às datas de repasse e como esse novo ciclo do programa será feito.
Beneficiários do Bolsa Família começam a receber 5ª parcela do auxílio emergencial antes dos demais grupos
Isso mesmo. A 5ª parcela do auxílio emergencial 2021 terá o seu pagamento iniciado primeiro para os beneficiários elegíveis via Bolsa Família.
A afirmação se deve ao fato de que para o grupo beneficiário do Bolsa, a parcela começará a ser paga no próximo dia 18. Para os demais grupos, somente a partir do dia 20 a parcela começará a ser creditada nas contas dos participantes (Poupança Social Digital).
Dessa forma, o repasse acontece tendo em vista o dígito final do Número de Identificação Social (NIS) que cada Responsável Familiar (RF) possui.
Dito isso, veja as datas de pagamento da 5ª parcela do auxílio emergencial para quem é do Bolsa Família:
- NIS terminado em 1 – 18/08;
- NIS terminado em 2 – 19/08;
- NIS terminado em 3 – 20/08;
- NIS terminado em 4 – 23/08;
- NIS terminado em 5 – 24/08;
- NIS terminado em 6 – 25/08;
- NIS terminado em 7 – 26/08;
- NIS terminado em 8 – 27/08;
- NIS terminado em 9 – 30/08;
- NIS terminado em 0 – 31/08.
As datas determinam o pagamento também para os beneficiários que não estão recebendo o auxílio em substituição ao Bolsa Família.
De forma diferente a como acontece com os demais grupos, com os beneficiários do Bolsa Família o repasse do auxílio emergencial é feito em uma única etapa, pois o calendário determina as datas em que o valor já estará disponível na conta.
Assim sendo, os participantes podem efetuar o saque no mesmo dia em que a parcela é depositada, sem a necessidade de aguardar um segundo cronograma.
Além disso, os beneficiários do Bolsa Família também podem utilizar o aplicativo Caixa Tem, usado para recebimento do auxílio. Nele, o usuário pode realizar pagamentos de contas domésticas, transferências entre contas e até mesmo efetuar compras de forma online.
Portanto, o pagamento da 5ª parcela do auxílio emergencial, bem como o repasse da mensalidade normal do programa começam e terminam no mesmo mês, nesse caso em agosto.
Veja ainda: Calendário da 5ª parcela do auxílio emergencial para quem não tem Bolsa Família; confira o cronograma
Acompanhe as notícias do Brasil123, clique aqui.