Um dos temas mais polêmicos observados recentemente é o pagamento do 13º salário do Bolsa Família. E, afinal, o valor sai neste ano ou não? Qual a previsão?
Se você é um dos muitos brasileiros que aguardam por essa grana extra, cabe explicar que o governo federal já deu o seu posicionamento para a questão.
Vacina contra COVID-19 será incluída no calendário de rotina
Expectativa pelo 13º salário do Bolsa Família
A saber, grande parte dessa polêmica se deve ao fato de que o décimo terceiro foi liberado para apenas um grupo do Bolsa Família.
Assim, para quem não acompanhou, cabe lembrar que o 13º salário do Bolsa Família foi pago aos beneficiários de Pernambuco. Isso porque se trata de uma iniciativa do governo estadual, e não federal.
Então, diante desse cenário, os demais beneficiários de outras regiões do país questionam o motivo de também não receberem o abono natalino.
O que diz o governo federal
No início do ano o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), divulgou um comunicado para esclarecer a questão do pagamento do 13º salário do Bolsa Família.
Em resumo, a pasta sinaliza que o governo federal não retomará este repasse.
A saber, a informação foi divulgada pela secretária de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único, Letícia Bartholo.
Repasse único do 13º salário
Quando questionada se o governo iria retomar o pagamento do décimo terceiro do Bolsa Família, Letícia descartou a possibilidade.
“Na verdade, o décimo terceiro só foi pago em um ano. O Bolsa Família, conceitualmente, é um programa assistencial, de complemento à renda de trabalho. Conceitualmente, não se adequa à vinculação com o 13º salário”, explicou a secretária.
“O programa, agora, tem um pagamento per capita muito superior ao que antes existia, ao Bolsa Família original e muito mais adequado e justo do que o que existia no Auxílio Brasil. Então, obviamente, não há previsão de pagamento de décimo terceiro porque o desenho proposto se adequa melhor às necessidades da população e ao desenho da proteção social não contributiva como complemento à renda do trabalho”, complementou.
Veja ainda: Caixa TEM: Pagamento de R$ 600 liberado nesta sexta (22) para milhares de brasileiros
Nova rodada está em execução
Por fim, apesar da confirmação de que não haverá o pagamento do 13º salário do Bolsa Família, os beneficiários podem comemorar os depósitos de uma nova rodada!
Acompanhe a programação ao longo do mês, sob a responsabilidade da Caixa Econômica Federal:
- NIS de final 1 – 18 de setembro;
- NIS de final 2 – 19 de setembro;
- NIS de final 3 – 20 de setembro;
- NIS de final 4 – 21 de setembro;
- NIS de final 5 – 22 de setembro;
- NIS de final 6 – 25 de setembro;
- NIS de final 7 – 26 de setembro;
- NIS de final 8 – 27 de setembro;
- NIS de final 9 – 28 de setembro;
- NIS de final 0 – 29 de setembro.
Leia também: EXCELENTE NOTÍCIA! Caixa faz PIX de R$ 11.850 para estes brasileiros; veja quem será contemplado