Está aberta a consulta ao lote residual de restituição do imposto de renda pessoa física (IRPF). A saber, o pagamento será realizado no dia 31 de março.
Esse lote inclui restituições residuais de exercícios anteriores. O crédito bancário para 212.711 contribuintes totaliza o montante de R$210.000.000,00.
Desse número, R$80.771.292,42 referem-se ao quantitativo de contribuintes que têm prioridade legal, sendo 2.790 contribuintes idosos acima de 80 anos, 21.540 contribuintes entre 60 e 79 anos, 2.199 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 7.542 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Ainda mais, foram contemplados ainda 178.730 contribuintes não prioritários.
Consulta ao lote residual do imposto de renda
Para verificar se está entre os contemplados, você deve acessar a página da Receita Federal na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.
A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC.
Caso seja identificada alguma pendência na declaração, providencie a correção por meio da declaração retificadora.
Pagamento da restituição
Vale destacar que o crédito da restituição é feito na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda.
Caso o crédito não seja efetivado por problemas na conta, por exemplo, por ela ter sido cancelada, o valor fica com o Banco do Brasil.
Então, para resgatar, você deve entrar em contato por meio da Central de Relacionamento pelos números 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos), para solicitar o agendamento do seu crédito.
Contudo, saiba que o dinheiro fica no Banco do Brasil pelo período de um ano.
Após desse prazo, o contribuinte deve requerer o valor pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Veja também: Auxílio Brasil: CAIXA paga nova parcela nesta sexta-feira; veja quem tem direito