Os brasileiros estão ficando cada vez mais endividados. E, para realizarem o pagamento de suas dívidas, muitos vêm recorrendo a empréstimos. A saber, as novas solicitações no primeiro semestre deste ano confirmam esta realidade, impulsionada pela pandemia da Covid-19.
De acordo com um levantamento realizado pela fintech Lendico, 35% dos pedidos de empréstimos feitos entre janeiro e junho tinham como objetivo o pagamento de dívidas. Esse foi o principal motivo para as solicitações feitas no período. A propósito, a Lendico é especializada em empréstimo pessoal online.
Aliás, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou em 1º de julho uma pesquisa que mostra a situação de endividamento da população brasileira. Em resumo, 69,7% das famílias do país estavam endividadas em junho de 2021. Esse nível é o maior já registrado pela CNC desde o início da série histórica em 2010.
Pedidos de empréstimo para abertura de novos negócios dispara
O pagamento de dívidas foi a razão mais citada entre os que pediram empréstimos no primeiro semestre. No entanto, muita gente também fez pedidos para darem início a seus novos negócios. Esta razão acabou citada por 21% das pessoas que pediram empréstimo no semestre.
O número de solicitações foi tão expressivo que superou em 37% o registrado no mesmo período de 2020. Já na comparação com o semestre anterior, de julho a dezembro do ano passado, o salto chegou a 30%. Isso mostra que, passados os primeiros meses da pandemia da Covid-19, muita gente vêm apostando na abertura de negócios próprios para superar as dificuldades provocadas pela crise sanitária.
Além disso, o levantamento da Lendico mostrou que as solicitações de empréstimo para abertura de negócios tiveram números mais expressivos no Piauí, Maranhão, Ceará, Paraíba e Sergipe. Em contrapartida, a região Sul registrou o menor número de pedidos de empréstimo com esta finalidade.
Por fim, as pessoas que pediram empréstimo no semestre também citaram investimentos na empresa (13%) e gastos com a casa (11%) como razões. A saber, a pesquisa também mostrou que houve, em média, mais de 8 mil pedidos por dia no semestre.
Leia Mais: Magazine Luiza compra Kabum! por R$ 1 bilhão à vista