Quando foi criado em 2020, o auxílio emergencial repassou o pagamento do benefício para até dois membros da mesma família. No entanto, em 2021 o atendimento foi alterado e o Governo Federal determinou que apenas um membro por família tem direito às parcelas. Tendo isso em vista, as parcelas do auxílio emergencial 2021 serão pagas até outubro e serão regidas pelo mesmo regulamento.
Entre as regras que estabelecerão a operacionalização do auxílio, o mesmo critério de desempate entre os membros da família será utilizado. Saiba melhor sobre o assunto agora mesmo.
Auxílio emergencial 2021 e os critérios de desempate
De acordo com as regras de participação do auxílio emergencial, mais de uma pessoa poderia receber o benefício, caso a participação estivesse condicionada somente aos fatores de renda.
Contudo, somente uma pessoa por família tem direito à nova rodada do benefício em 2021. Assim sendo, o governo elaborou alguns critérios que servem para desempatar os membros; confira quais são:
- Entre um homem e uma mulher, a prioridade será da mulher;
- Uma mulher com crianças terá nível de prioridade ainda maior;
- Entre duas mulheres da mesma família, a mais velha terá prioridade;
- Caso as duas mulheres tenham a mesma idade, a escolhida será por ordem alfabética.
Portanto, as mulheres têm a prioridade no recebimento do auxílio. Os critérios de desempate também são utilizados com os beneficiários do Bolsa Família. Porém, em 2021, diversos participantes que tiveram o programa substituído pelo auxílio no ano passado não estão recebendo as cotas, pois o grupo tem direito ao benefício de maior valor, o que na maioria dos casos é o próprio Bolsa Família.
Como saber qual dos membros é elegível ao benefício
O membro elegível ao auxílio é aquele que tem direito de receber as parcelas. Dessa forma, para saber qual dos membros recebe o auxílio, basta acessar o site da Dataprev.
Para isso, deve-se estar conectado à internet (via celular ou computador) e informar os dados pessoais requeridos, como nome completo, nome da mãe, CPF e data de nascimento. O sistema informará qual a pessoa aprovada e quais os critérios ela está atendendo, bem como o valor que receberá por meio do auxílio.
Veja ainda: Governo não descarta estender o auxílio emergencial 2021 depois de outubro; entenda melhor
Acompanhe as notícias do Brasil123, clique aqui.