A Receita Federal abriu a consulta ao terceiro lote de pagamento da restituição do IRPF 2021 desde a última sexta-feira (23). Esse lote contempla também as restituições residuais dos exercícios de exercícios anteriores.
Dessa forma, o crédito bancário para 5,068 milhões de contribuintes será realizado no dia 30 de julho, no valor total de R$ 5,8 bilhões.
Desse total, R$ 354,326 milhões referem-se ao quantitativo de contribuintes que têm prioridade legal, sendo 13.985 contribuintes idosos acima de 80 anos; 95.298 contribuintes entre 60 e 79 anos; 8.987 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave; e 36.616 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Além disso, foram contemplados 4,913 milhões de contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 18 de maio de 2021.
Como consultar o 3º lote de pagamento da restituição do IR
Para saber antecipadamente se receberá o pagamento no dia 30 de julho e acompanhar se está contemplado neste lote, acesse a página da Receita Federal na internet, clique em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar a Restituição”.
No site você encontra orientações e canais de prestação do serviço, o que permite a consulta simplificada ou a consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no portal e-CAC.
Se você identificar alguma pendência na sua declaração, pode retificar a mesma, corrigindo as informações que tenham sido informadas de forma indevida.
A Receita oferece ainda o aplicativo “Meu Imposto de Renda”, que permite consultar diretamente nas bases da Instituição as informações sobre a liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no Cadastro Pessoa Física (CPF).
Calendário de pagamentos da restituição do IRPF 2021
Ao todo serão 5 lotes para completar os pagamentos das restituições do imposto de renda:
Lote |
Data |
1º |
31 de maio |
2º |
30 de junho |
3º |
30 de julho |
4º |
31 de agosto |
5º |
30 de setembro |
Como é feito o pagamento?
O pagamento da restituição do IR realizado diretamente na conta bancária que foi informada na sua declaração.
Caso ocorra algum problema na realização do crédito, como por exemplo, se a conta informada foi desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Acontecendo de o contribuinte não resgatar o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá realizar a solicitação pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos”, “Meu Imposto de Renda”, “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
A restituição não saiu?
Como visto no calendário, o pagamento pode ser feito até fim de setembro. Além disso, a restituição obedece a uma fila de entrega, ou seja, o contribuinte que envia a declaração antes, recebe a restituição primeiro.
Apenas os idosos, as pessoas com deficiência e os professores têm preferência no pagamento, ou seja, recebem antes dos demais contribuintes.
O contribuinte que tem direito à restituição deve ficar atento ao calendário e ainda é importante destacar que a Receita Federal não informa previamente quando vai pagar sua restituição. Alguns dias antes do pagamento de cada lote, você precisa consultar o site da Receita e verificar se sua restituição será paga naquele lote.
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