Após diversas especulações sobre a antecipação da 4ª parcela do auxílio emergencial 2021, o Governo Federal divulgou recentemente o novo cronograma de repasse do benefício.
Tendo isso em vista, o pagamento foi iniciado nesse sábado (17) apenas para um grupo específico. Desse modo, o calendário foi aberto, mas não para quem é elegível via Bolsa família; entenda melhor a seguir.
4ª parcela do auxílio emergencial começou a ser paga
Nascidos em janeiro começam a ter a 4ª parcela do auxílio emergencial depositada na conta nesse sábado (17). No entanto, o pagamento é feito somente para quem não participa do Bolsa Família.
Isso se deve aos cronogramas diferenciados que regem o repasse do benefício. Para quem é do Bolsa Família, há apenas um calendário, já para os demais participantes, há o calendário de depósito e o de saque, repassando o auxílio em duas etapas.
Dito isso, confira o calendário de pagamento da 4ª parcela do auxílio emergencial para o público do Bolsa Família:
- NIS terminado em 1 – 19/07;
- 2 – 20/07;
- 3 – 21/07;
- 4 – 22/07;
- 5 – 23/07;
- 6 – 26/07;
- 7 – 27/07;
- 8 – 28/07;
- 9 – 29/07;
- 0 – 30/07.
As datas determinam, portanto, o pagamento do novo ciclo do auxílio, bem como o repasse para quem não teve o Bolsa temporariamente substituído.
Como de costume, o cronograma é feito de acordo com os dígitos finais do Número de Identificação Social (NIS) que os participantes possuem.
Para verificar qual o NIS, o beneficiário deve conferir a numeração impressa no cartão do programa ou no cartão Cidadão. Ele é formado por um conjunto número composto por 11 dígitos.
Pagamento do programa é feito no final de semana?
Não. O Bolsa Família não é depositado na conta do participante no sábado, domingo e nem nos feriados. O repasse é feito apenas nos dez dias úteis de cada mês de acordo com o dígito final do Número de Identificação Social (NIS) que cada responsável Familiar (RF) possui.
Em dezembro o pagamento ocorre mais cedo devido os feriados de Natal e Ano Novo, mas em todos os outros meses, o pagamento é feito de forma escalonada e nas últimas semanas.
Embora o Bolsa Família não seja pago no final de semana, ele pode ser sacado nos dias não úteis. Obviamente, a parcela precisa já estar na conta para que o usuário possa efetuar o saque nos caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal (CEF).
Veja ainda: Haverá mudança no pagamento antecipado da 4ª parcela do auxílio emergencial 2021? Saiba
Acompanhe as notícias do Brasil123, clique aqui.