O pagamento online se consolidou como uma das principais formas de aquisição de produtos e serviços. Este método não precisa, obrigatoriamente estar vinculado apenas a serviços oferecidos pela internet, podendo ser adotado também por estabelecimentos físicos que prezam pela comodidade do cliente.
Ele consiste em um conjunto de ferramentas e serviços, oferecendo um leque de possibilidades a todos os envolvidos, sejam eles consumidores, comerciantes ou prestadores de serviços. Um dos meios de pagamento online mais utilizados na atualidade é o cartão de crédito, ferramenta que se popularizou por todo o mundo.
O pagamento online com cartão de crédito garante segurança tanto para a empresa que terá a certeza de receber os valores cobrados, quanto para o consumidor que não precisará se preocupar em atrasar o pagamento por esquecer a data de vencimento.
Quais os meios para receber pagamentos online?
Além do pagamento online oferecer uma maior variedade aos consumidores, é o principal meio que preza pela comodidade e segurança de ambos os lados.
Cada empresa pode receber pagamento online da maneira que lhe for mais conveniente, e os modelos podem variar de acordo com cada nicho de atuação. Mas uma coisa é certa, o pagamento online com cartão de crédito é o meio mais utilizado pelos consumidores.
O cartão de débito, boleto bancário e débito em conta corrente também não estão fora da jogada. Mas a bola da vez são as plataformas que unificam os pagamentos online.
Os meios de pagamento online são intermediados por empresas de tecnologia. As opções que mais se destacam, são:
- Adquirentes: mediadores vinculados à bandeiras de cartões;
- Subadquirentes: extensões dos adquirentes com serviço de antifraude incluído;
- Gateways de pagamento: plataformas online que vinculam bandeiras e adquirentes.
Pagamento online com cartão de crédito
O pagamento com cartão de crédito nitidamente tem sido a principal escolha dos consumidores. Além de ganhar um prazo para quitar a dívida, existe a possibilidade de parcelamento do valor total e a criação de um histórico financeiro capaz de gerar mais crédito de acordo com o uso da ferramenta.
Em um primeiro momento este formato de pagamento era exclusivamente físico, com o auxílio das máquinas de cartão. Mas com o avanço dos meios digitais, a inclusão deste serviço no modelo online se mostrou cada vez mais necessária.
O pagamento online com cartão de crédito conquistou o gosto popular, que junto à facilidade de executar o procedimento, oferece uma série de vantagens que vão desde descontos em compras, à facilidade de pagamento com a fatura online e programas de fidelidade de fácil monitoramento.
Mas é preciso estar ciente de que o uso desta ferramenta gera uma cobrança pela prestação dos serviços financeiros. Este custo varia de acordo com cada instituição financeira, bandeira e modelo de cartão de crédito, mas é um alerta para os consumidores na hora de efetuar pagamentos com o cartão de crédito.
Como executar o pagamento online com cartão de crédito?
O procedimento é praticamente o mesmo, independentemente da plataforma de pagamentos à qual o cartão de crédito será vinculado. Basta fornecer os seguintes dados:
- Registrar o número do cartão de crédito;
- Informar o nome completo do titular ou o nome impresso no cartão;
- Informar o CPF do titular do cartão;
- Informar a data de validade do cartão de crédito;
- Inserir o código de segurança do cartão.
Posteriormente, cada plataforma poderá ter suas particularidades quanto ao procedimento de conclusão da compra. É o caso da apresentação do valor total e possibilidades de parcelamento, sendo que ambos dependem dos dados mencionados acima.
Pagamento com cartão virtual
Considerando a alta adesão ao pagamento online com cartão de crédito, os bancos e demais financeiras que oferecem a ferramenta decidiram aprimorar ainda mais o uso dos cartões. Assim surgiu o cartão virtual, tanto no débito quanto no crédito.
O pagamento com cartão virtual foi implementado visando facilitar a vida dos consumidores. Afinal, pare para pensar em quantas vezes você estava prestes a finalizar uma compra pela internet, mas precisou interrompê-la para buscar o cartão de crédito?
Esta situação pode ser desanimadora para algumas pessoas. Mas com a chegada do cartão virtual que deve ser gerado diretamente pelo aplicativo em que a versão física é gerenciada, os pagamentos se tornaram ainda mais ágeis.
Vale ressaltar que o cartão virtual deve ser gerado pelo titular somente se e quando desejar utilizá-lo. Se for este caso, com a ferramenta a um clique de distância, basta copiar automaticamente todos os dados principais como, número do cartão e código de segurança.
Essas informações devem ser inseridas na plataforma em que a compra está sendo realizada, que terá como receber pagamento com cartão virtual assim que o consumidor concluir o procedimento.