Padrões de beleza são aquelas regras impostas pela mídia e pela sociedade às pessoas, referente ao corpo delas. Eles são impostos indiretamente, à medida que modelos de um certo padrão sempre aparecem na TV e nas revistas. Além disso, as críticas das pessoas em geral, aos corpos diferentes daqueles que são mostrados pela mídia, fazem pressão psicológica para que as pessoas se encaixem nesses padrões.
Os padrões de beleza são impostos, especialmente, às mulheres e são elas que mais sofrem na busca pela perfeição do seu corpo e da sua aparência. Contudo, a busca por esses padrões nunca termina. Sempre haverá alguém para dizer que falta mais um pouco para que seu corpo seja perfeito. Veja, abaixo, motivos pelos quais você não deve se apegar e nem buscar alcançar esses padrões.
Você pensa demais? Siga essas 5 dicas para se preocupar menos
O corpo muda com a idade
Primeiramente, os corpos que vemos constantemente nas mídias sociais são de mulheres jovens. E como todo mundo sabe, é mais fácil ter um corpo mais firme quando somos mais novas. Contudo, os mesmos padrões de beleza são impostos a mulheres mais velhas, que não têm como manter o corpo da mesma forma, naturalmente.
Por isso, as mulheres buscam sempre procedimentos estéticos que façam com que elas pareçam mais novas, para atender às expectativas da sociedade. Entretanto, envelhecer é um processo natural da vida e ninguém deveria sofrer apenas por passar por ele.
Os padrões de beleza mudam
Os padrões de beleza atuais são muito diferentes de 100 anos atrás. Isso significa que eles vão mudando ao longo do tempo. Por isso, por mais que hoje você coloque silicone e faça preenchimento labial, amanhã será necessária outra intervenção para que você se aproxime mais dos novos padrões lançados pela sociedade, ou seja, é uma busca inútil pela perfeição que nunca chega e só te faz sentir mal com o seu próprio corpo.
Como incluir frutas e verduras na dieta de forma saborosa
Todos os corpos são diferentes
Apesar de vermos corpos magros e firmes na televisão e nas mídias sociais, todos os corpos são diferentes. Cada pessoa tem uma característica única, que torna o seu corpo diferente de todos os outros. Por isso, buscar por algo que dizem que é o mais agradável esteticamente é inútil e ninguém atende totalmente aos padrões de beleza.
Os corpos que você vê na mídia são modificados
Mais um motivo para que você não siga padrões de beleza é o fato de que, na maioria das vezes, você busca por algo que vê nas mídias sociais ou na televisão. Contudo, os corpos são modificados através de Photoshop e outros programas, para ficarem mais “esteticamente agradáveis”, ou seja, esses padrões de beleza não existem, na realidade, nem nas pessoas em quem você os viu.
Padrões de beleza não são sinônimo de saúde
Ser magra é um dos padrões de beleza impostos a muitos anos. Muitas pessoas reforçam este padrão dizendo que pessoas magras são mais saudáveis. Contudo, isso não é verdade. Padrões de beleza não são sinônimos de saúde, exames médicos com resultados adequados é que são.
Como tomar decisões difíceis: siga essas dicas para decidir melhor