O recente eclipse solar que aconteceu e ficou visível em diversas localidades do país chamou muita atenção. Aqui no Brasil 123 alertamos sobre os cuidados necessários para observar esse fenômeno da natureza, e diversos especialistas também sinalizaram a atenção que se devia ter para não olhar diretamente ao céu.
No entanto, ainda assim, no último sábado (14), muita gente decidiu arriscar uma espiadinha sem qualquer tipo de proteção.
Foi o que aconteceu com uma potiguar de 22 anos, que procurou um oftalmologista relatando estar com uma mancha na vista após olhar diretamente para o eclipse.
“A história era clássica. Logo depois de ter visto o eclipse, ela informou que não estava usando proteção e depois permaneceu com uma mancha na visão central de um dos olhos. Após uma avaliação, ela foi encaminhada para mim para fazer exames complementares. E aí vimos que teve, realmente, uma lesão bem central na retina dela”, explicou a oftalmologista Fernanda Pinheiro.
Tem dinheiro te esperando! Veja se vai receber a indenização de R$ 15 MIL do Auxílio Brasil
Lesão na retina por conta do eclipse solar
A médica informou que, em alguns casos, é possível recuperar a visão, total ou parcialmente. Contudo, essa recuperação é lenta.
“Em alguns casos pode recuperar total ou parcialmente, mas é uma recuperação lenta que pode demorar de seis meses a 1 ano. Alguns pacientes, inclusive, podem ficar com sequela, então isso é bem variável, depende do tempo de exposição, depende da recuperação de cada paciente”, informou.
Afinal, quais são os sintomas?
“É importante essas pessoas procurarem um oftalmologista para fazer uma avaliação. Normalmente a retinopatia solar vai dar mais sintomas visuais, então não é esperado que haja olho vermelho ou irritação. Mas se tem alguma alteração visual, ou de mancha, ou de borramento, embaçamento, é importante procurar um especialista”, alerta a doutora Fernanda Pinheiro.
Veja também: SAIU! Governo confirma pagamento UNIFICADO do Bolsa Família; veja se está na lista
Lugar mais visível
Por fim, se você não acompanhou nada sobre o acontecimento, cabe mencionar que Natal foi a melhor capital do Brasil para se observar o eclipse solar anular do último sábado (14).
O fato fez com que muitos potiguares ficassem ansiosos para ver o fenômeno. No entanto, especialistas fizeram vários alertas para que os entusiastas não olhassem diretamente para o Sol sem uma proteção adequada.
A saber, o recomendado era utilizar o filtro soldador nº 14. Portanto, já fica a dica para guardar até o próximo evento.
Leia ainda: População sofre com seca e queimadas no Amazonas