A paciência é necessária em absolutamente todas as situações da vida. Até mesmo para ligar a TV, por exemplo, e ficar esperando a tela acender. As pessoas perdem paciência no trânsito, por exemplo, quando são fechadas por alguém em um dia.
No outro dia, acontece a mesma coisa, e elas continuam impacientes! A impaciência faz mal, porquê gera estresse e aumento na produção do cortisol. Dessa forma, veja, na matéria abaixo, como você pode treinar a sua paciência e parar de explodir por tudo!
Raiva: veja como você pode lidar melhor com esse sentimento
Respire para exercitar a paciência
Primeiramente, sempre que uma pessoa ou situação te tirarem do sério, respire fundo. Não é só mais um clichê. Foque na sua respiração e volte a si, recobrando os seus pensamentos. Quando estamos irritados, tendemos a deixar que essa irritação fale por nós. Por isso, respirar fundo várias vezes, faz com que foquemos no momento presente. Dessa forma, nosso equilíbrio volta, e podemos tomar decisões mais conscientes.
Analise a situação
Muitas vezes, as situações que nos fazem perder a paciência são realmente pequenas. Às vezes, elas justificam uma pequena irritação, mas não uma explosão gigantesca. Por isso, analise a situação e tente manter a sua reação proporcional à ela, sem exageros. Lembre-se de que, perder a cabeça, somente prejudica a você mesmo.
Tenha empatia com as pessoas
Muitas vezes, não são situações que nos fazem perder a paciência e sim algumas atitudes de outras pessoas. Por isso, o ideal é tentar entender o que se passa com aquela pessoa, e ver o mundo através dos olhos dela. Nada justifica uma atitude grosseira, ou uma resposta mal dada.
O que é o minimalismo e como você pode viver apenas com o essencial
Contudo, essa pessoa pode estar passando por problemas mais sérios do que você imagina, e eles influenciaram nas atitudes dela. Tenha paciência, porque todos temos dias com esse, e gostaríamos que as outras pessoas nos entendessem também.
Aprenda a deixar para lá
Muitas vezes perdemos a paciência com situações que, daqui a uma semana, ou mesmo amanhã, nem lembraremos mais! Contudo, o que você faz nesses momentos onde você perde a paciência, pode ser lembrado para sempre por outras pessoas. Aprenda que nem tudo precisa ser resolvido.
Algumas coisas, você pode deixar para lá, pelo seu bem e o de outras pessoas envolvidas. Além disso, ficar impaciente é realmente uma perda de tempo. Isso te faz focar num problema e passar longe da solução, não adiantando para, absolutamente, nada!
Não exija do outro o que ele não pode dar
A falta de paciência, muitas vezes, é desencadeada pela expectativa quebrada. Você espera que a outra pessoa aja da mesma forma que você agiria. Contudo, todos somos pessoas diferentes, com raciocínios diferentes. Por isso, livre-se da expectativa de receber algo do outro. Pelo contrário, faça o melhor que você puder fazer, e espere que o outro faça o melhor também.
Hábitos saudáveis que todo mundo deveria adotar na sua rotina diária