Pessoas que são impacientes tendem a pensar que tolerar essa ou aquela situação, apenas colabora com as pessoas ao redor. E, quando ficam irritadas, querem apenas que os problemas sejam resolvidos de forma rápida, de preferência, sem beneficiar o seu causador. Contudo, a paciência beneficia, antes de tudo, a pessoa que a exerce. Saiba o porquê, na matéria abaixo, e veja como trabalhar para aumentar a sua!
Cuidar da casa também é cuidar de você: não deixe de fazer isso na sua
Ao exercitar sua paciência você fica menos nervoso
Essa é uma afirmação um tanto quanto óbvia. Contudo, as pessoas impacientes não pensam em como passar por situações estressantes pode prejudicá-las, até mesmo, em sua saúde. Sempre que você fica nervoso, há um gasto desnecessário de energia, que te faz ficar cansado depois.
Além disso, pessoas que são impacientes diante das mais diversas situações, costumam ter mais dores musculares, causadas pela tensão. Dessa forma, ficar menos nevoso é benefício indiscutível à pessoa impaciente. Lembre-se de que, o tempo que você perde ficando irritado, é um tempo que você poderia estar feliz.
Você evita brigas desnecessárias
Além disso, quando você exercita sua paciência, você evita causar brigas, especialmente com pessoas que você ama, no calor do momento. Ou seja, você evita tomar atitudes das quais você não pode voltar atrás. Atitudes tomadas sem pensar, geralmente, causam mágoas nas outras pessoas. Você esquece delas, porque agiu no calor do momento, mas quem escutou as suas duras palavras, lembra sempre.
Você não cria expectativas
Pessoas mais pacientes tendem a se apegar menos às expectativas que elas criam. Isso porque a paciência consiste em abrir mão do controle. A vida não acontece como ninguém quer. Os planos saem errado, as coisas fogem da ordem. E isso é natural. Portanto, exercitando a sua paciência, você aprende a lidar com os imprevistos e leva a vida de forma mais leve.
Perdão: uma prática necessária e que faz bem a você mesmo
Como exercitar a sua paciência
Agora que você já sabe como se beneficiará do exercício da paciência, é importante definir meios para conseguir fazer isso. Escolha aquele que mais tem a ver com você, e com o qual você mais se identifica e coloque em prática. Veja 2 deles, abaixo:
Relaxe e respire
Primeiramente, sempre que você passar por uma situação que te tira do sério, não dê ouvidos ao seu primeiro impulso. Ele quase sempre fará você fazer alguma besteira. Dessa forma, respire fundo, conte até 10, ou faça exercícios de respiração. Um deles, bem simples, é inspirar contando até 4, segurar a respiração por 4 segundos e, sem seguida, soltar contando novamente até 4. Fazer isso poucas vezes será o suficiente para que você volte a si e tome atitudes mais raciocinadas.
Meditação
A meditação é indicada para exercitar a paciência no dia a dia, quando ainda não está acontecendo nada que te tira do eixo. Ela é ideal para que você fique mais calmo e menos reativo. Dessa forma, quando alguma situação te irritar, você saberá como manter o seu foco, sem se deixar levar pelas emoções.