Os novos presidentes da Câmara e do Senado se reuniram na manhã desta quinta-feira (4) para discutir a criação de um novo programa social. Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (DEM-MG) comandaram o encontro. Quando saíram da reunião eles disseram que a ideia é fazer algo nos moldes do Auxílio Emergencial.
A reunião em si teve como tema principal a Reforma Administrativa e Tributária. Por isso, quem também esteve na reunião foi o presidente da Comissão Mista da Reforma Administrativa, o senador Roberto Rocha (PSDB-MA).
Aliás, quem também estava lá foi o relator da proposta da Reforma Administrativa, o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). Depois de uma longa conversa sobre esse assunto, eles começaram a falar sobre a criação de um novo programa.
Mas eles não decidiram como seria esse programa. Hoje se sabe que o Brasil não pode pagar o Auxílio Emergencial exatamente como pagava até dezembro de 2020. É que não há espaço no orçamento para se fazer isso. O estado de calamidade pública já acabou.
É portanto uma tarefa muito complexa. Por isso, Pacheco e Lira disseram que querem marcar uma nova reunião. Dessa vez, quem estará com eles será o Ministro da Economia, Paulo Guedes. Ele deverá colocar os prós e contras de um novo programa social no Brasil.
Programa social
“Temos ambos, tanto eu quanto o deputado Arthur Lira, presidente da Câmara, absoluto compromisso de entregar à sociedade algum programa social que possa socorrê-los”, disse Pacheco.
“Esse compromisso existe, e ainda hoje pretendo pedir essa agenda com o ministro Paulo Guedes para discutir esse tema em específico”, completou o senador. Mas ele não deu nenhuma data para divulgar novos detalhes sobre esse programa.