Os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) anunciaram em conjunto nesta quarta-feira (3) as medidas para os seus mandatos. De acordo com eles, o foco será na ajuda aos mais pobres.
“O Senado Federal e a Câmara dos Deputados manifestam que trabalharão de forma conjunta em todos os temas que possam facilitar e ajudar os brasileiros na superação do drama da pandemia”, diz o texto que eles assinaram.
“(Faremos) a análise das possibilidades fiscais para, respeitando o teto de gastos, avaliar opções de oferecer a segurança financeira através de auxílio emergencial”, afirmaram os presidentes do Senado e da Câmara.
Muito se falou sobre o impacto das eleições legislativas na prorrogação ou não do Auxílio Emergencial este ano. Desde a campanha, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco falavam na prorrogação mas sempre falaram também no respeito ao teto de gastos.
Seja como for, eles não deram detalhes sobre esse auxílio. Dessa forma, não dá para saber ainda se eles estão falando da criação de um novo programa ou ainda do ampliação de um programa que já existe. Portanto, teremos que esperar para saber.
Auxílio Emergencial
Nesse mesmo anúncio, eles disseram também que terão foco na vacinação contra a Covid-19. Eles disseram que a ideia é fazer com que “cada brasileiro tenha certeza de que o dinheiro dos seus impostos servirá para comprar a vacina”.
Arthur Lira e Rodrigo Pacheco venceram as eleições com o apoio do Presidente Jair Bolsonaro. Embora o Presidente diga que só torceu pelos resultados e não influenciou no resultado, informações de bastidores e dados de liberações de emendas provam o contrário.
O Auxílio Emergencial foi um benefício que serviu para pessoas que passaram dificuldades na pandemia. Mas o dinheiro acabou em dezembro. Assim, muita gente está sem renda neste momento. Eles esperam uma resposta do estado.
É isso q queremos q a câmara e o senado é outros órgãos possam trabalhar junto.