Mais uma ação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), construída a partir da parceria do Governo Federal com organizações da sociedade, vai garantir a compra e distribuição de mais de 63 toneladas de alimentos saudáveis com destino certo: parte da população de São Paulo que se encontra atualmente em situação de vulnerabilidade.
PAA
Aprovado em 2023, o projeto vai atender 770 pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.
Desse modo, serão desembolsados R$ 495 mil em recursos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), para que a Companhia Nacional de Abastecimento, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (Conab/MDA) compre os alimentos de 33 famílias agricultoras.
“Esta ação governamental integrada às organizações sociais é fundamental para garantir comida na mesa de quem mais precisa: isso é segurança alimentar. Além disso, com o mesmo recurso aplicado, o governo compra da agricultura familiar, gerando renda para quem produz alimentos de qualidade no nosso país. Este é o objetivo do PAA”, avalia a secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Lilian Rahal.
Cozinha solidária
A secretária participou, no último sábado (24), da inauguração do Sacolão Popular Irmão Pedro de Bittencourt e presenciou o resultado de uma série de ações de solidariedade e combate à fome desenvolvidas pelo Padre Julio Lancellotti e diversas outras entidades.
A saber, as iniciativas buscam tornar acessível a alimentação saudável produzida pelas famílias agricultoras dos assentamentos e acampamentos da Reforma Agrária Popular às populações vulnerabilizadas que vivem na periferia da capital paulista.
Graças ao PAA, os alimentos adquiridos de agricultores e agricultoras familiares da Cooperativa Mista de Produção Comercialização e Serviços da Terra vão chegar à cozinha solidária que funciona no novo espaço.
Aliás, nesta primeira ação, foram entregues 1.322 kg de alimentos, como banana, feijão, mandioca, entre outros.
O Programa Nacional de Cozinhas Solidárias, criado com o novo Programa de Aquisição de Alimentos, visa garantir a segurança alimentar nos centros urbanos ao fornecer alimentação gratuita e de qualidade à população vulnerável, sobretudo a população em situação de rua e de insegurança alimentar.
Além da secretária Lilian, participaram do ato o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, o diretor de Política Agrícola e Informações da Companhia, Sílvio Porto, o padre Júlio Lancellotti, a superintendente da Conab no estado paulista, Renata Camargo, a superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em São Paulo, Sabrina Diniz, e representantes das entidades fornecedora e beneficiária.
Com informações da Assessoria de Comunicação do MDS