O assunto de hoje é o ovo: será que é o mocinho ou o vilão da alimentação saudável? Ovo faz mal? Assim, pretende-se responder estas perguntas e apontar os benefícios do consumo de ovo, bem como os cuidados com o alimento.
Quais os nutrientes que o ovo contém?
Sabemos que para ter uma alimentação equilibrada, consumir ovo não faz mal, na verdade seu consumo é fundamental, uma vez que esse alimento possui uma grande quantidade de nutrientes, que fazem bem para a saúde.
Entre eles tem-se: proteínas, cálcio, zinco, fósforo, ferro, vitaminas A, D, E e do complexo B (B1, B2, B3, B6 e B12), biotina, aminoácidos, potássio, selênio.
Precisamos desmistificar que o ovo faz mal e a crença de que ele altera os níveis de colesterol do organismo, pois se for utilizado de maneira moderada, não haverá problemas.
Quais são os benefícios de manter o consumo de ovos na alimentação?
Consultando nutricionistas, eles afirmam que o ovo não faz mal, pois ele é uma opção de proteína completa. Sendo somente contraindicado para pessoas com alergia a albumina, ou sob recomendação médica.
Entre outros benefícios tem-se:
- Possui baixo custo se comparado a outras proteínas como a carne;
- Pode substituir a carne em termos de concentração de proteínas;
- Aumenta a massa muscular;
- Controla a pressão arterial;
- Previne o envelhecimento;
- Ajuda a combater a anemia;
- Previne doenças no sistema ósseo;
- Auxilia na manutenção da saúde do cérebro.
Quais os cuidados que devemos ter ao consumi-lo?
Tendo em vista a versatilidade do uso do ovo na alimentação, pode-se prepará-lo de diferentes maneiras como: fritos, cozidos, mexidos, omeletes, farofas. Além de compor receitas de: bolos, suflês, tortas, massas, saladas, entre muitas outras.
Assim, a maneira de uso do ovo na alimentação, pode alterar a quantidade de nutrientes a serem consumidos pela pessoa. Logo:
- Ovo cozido, possui menos calorias;
- Ovo frito, possui mais calorias tendo em vista as gorduras usadas para a fritura.
Então, para ser uma alimentação mais equilibrada, e que o consumo do ovo, não faça mal, você deve cuidar em não acrescentar grande quantidade de sal, açúcar e gorduras.
Outro cuidado, é em procurar não comê-los crus, ou malcozidos, tendo em vista a possibilidade de conter salmonella, que causa diarreia, vomito e febre.
Ao guardar os ovos em casa, use a geladeira, em uma temperatura menor que 8ºC, não os guarde na porta da geladeira, pois as oscilações de frio e calor podem estragá-los.
Importante: A cor da casca e da gema, bem como o tamanho, não é indício de que o ovo não pode ser consumido, pois dependem exclusivamente da raça das galinhas e da sua alimentação.
Como saber se o ovo está bom para o consumo sem quebrar?
- Coloque o ovo em uma vasilha com água;
- Se o ovo estiver próprio para o consumo, ele irá para o fundo da vasilha. A água é mais leve do que o ovo, por isso que ele afunda;
- Se o ovo ficar boiando, é porque não está próprio para o consumo.
E agora, depois de ler este artigo, conseguiu saber se o ovo é o mocinho ou o vilão da alimentação? É o mocinho né, já que possui vários nutrientes que fazem bem para a saúde. Mas como todo alimento, deve-se consumir com moderação.