Sobrepeso, acne, diabete e colesterol. Estas doenças, quando surgem em mulheres, podem estar diretamente relacionadas aos ovários policísticos. Então, veja hoje, aqui no Brasil 123, como identificar e o que fazer para se livrar deste problema de uma vez por todas e iniciar o seu tratamento de maneira correta.
O que é ovário policístico?
A SOP ou Síndrome do Ovário Policístico é ocasionada pelo nosso sistema endócrino. Dessa forma, por conta de alterações hormonais, ocorre o surgimento de cistos nos ovários, fazendo com estes aumentem de tamanho.
Sua causa ainda é desconhecida, mas sabe-se que fatores como predisposição genética e resistência à insulina poderiam colaborar com a irregularidade e o desequilíbrio hormonal. Dessa forma, acaba ocasionando o surgimento da síndrome.
Sintomas da SOP
Ainda na adolescência, a jovem já nota que algo está além do esperado. Seja pela grande quantidade de espinhas no rosto e no corpo, seja pela menstruação irregular. Sabendo disso, sempre fique atenta a qualquer tipo de sintoma.
Na vida adulta, a SOP é diagnosticada principalmente quando há a intenção de engravidar. Assim, os cistos no ovário impedem a fecundação, tornando muito difícil engravidar.
A SOP ainda apresenta outros sintomas que vamos listar logo abaixo
- Atrasos menstruais;
- Aumento dos pelos por todo o corpo;
- Obesidade;
- Acne.
Em casos graves, pode-se desenvolver:
- Diabetes;
- Doenças cardiovasculares;
- Infertilidade;
- Câncer do endométrio.
Como diagnosticar?
O médico às vezes consegue diagnosticar apenas pelo histórico clínico e sintomas.
Mas em alguns casos pode vir a ser necessário alguns exames mais detalhados para fechar o diagnóstico, são eles:
- Exames de sangue (avaliada a dosagem hormonal);
- Ecografia pélvica;
- Ultrassonografia.
É importante lembrar que a presença de cistos nos ovários não necessariamente caracteriza a SOP. Então, para este diagnóstico é preciso que haja a desordem hormonal e a presença dos cistos.
Como tratar a SOP?
A Síndrome dos Ovários Policísticos geralmente é tratada com o uso de anticoncepcionais. Então, no caso do diabetes e do colesterol deve ser feito o controle medicamentoso também (metforminas e estatinas).
A mudança na alimentação e a inclusão de atividades físicas traz bastantes benefícios e controle da síndrome. Aliás, a perda de peso e a inclusão de atividades físicas regulares na rotina da mulher podem ajudar imensamente a sanar o problema. Dessa forma, isso devolve a qualidade de vida, além de auxiliar no tratamento junto com os medicamentos prescritos pelo especialista.
Fique atento aos sintomas
Sempre que sentir um desconforto ginecológico, seja ele no dia a dia, em repouso ou durante a relação sexual, procure ajuda médica e investigue.
Além da SOP, outras patologias podem comprometer o sistema reprodutivo. Assim, o agravamento resultante pela demora em iniciar o tratamento pode ocasionar infertilidade permanente para a mulher.
Não é normal sentir cólicas muito fortes, não é normal menstruar mais que uma vez no mês e não é normal o fluxo menstrual em excesso. Dessa forma, fique atenta a todos os possíveis sintomas e busque ajuda médica caso note que há algo de errado acontecendo com seu corpo.