O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um benefício assistencial concedido pelo governo brasileiro a pessoas idosas e pessoas com deficiência que se enquadram em determinados critérios de elegibilidade. Embora receber o BPC não garanta, automaticamente, os descontos na conta de luz, você verá nesta matéria que há como solicitar esse desconto. Continue esta leitura e confira.
Quem tem direito ao BPC
Antes de tudo, para ter direito ao BPC, os beneficiários devem atender aos seguintes requisitos:
- Idosos: Para idosos, o BPC é concedido a pessoas com 65 anos de idade ou mais que não recebem aposentadoria, pensão, nem outro benefício previdenciário, e que tenham renda per capita familiar de até 1/4 do salário mínimo.
- Pessoas com Deficiência: Para pessoas com deficiência, o BPC é concedido a indivíduos de qualquer idade que tenham impedimentos de longo prazo (que durem pelo menos 2 anos) de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que os impeçam de participar de forma plena e efetiva na sociedade, e que também tenham renda per capita familiar de até 1/4 do salário mínimo.
A saber, a renda per capita familiar é calculada dividindo a renda mensal total da família pelo número de pessoas que vivem na mesma residência. Vale ressaltar que o BPC é um benefício de assistência social, ou seja, não exige contribuição previdenciária para ser concedido, ao contrário das aposentadorias e pensões.
Além disso, os requerentes do BPC devem estar inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do Governo Federal. Em síntese, o CadÚnico é um registro que permite ao governo identificar e atender famílias de baixa renda.
Quem recebe o BPC pode ter DESCONTO na conta de luz
Como mencionado anteriormente, receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC) não concede automaticamente descontos na conta de luz, mas existem programas sociais que oferecem esse benefício, como o Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). O TSEE é um programa que visa conceder descontos na conta de luz para famílias de baixa renda, incluindo aquelas que recebem o BPC.
Para receber o desconto na conta de luz através do TSEE, siga os passos a seguir:
- Certifique-se de atender aos requisitos de elegibilidade do BPC, que incluem ser idoso com mais de 65 anos ou pessoa com deficiência com renda familiar per capita inferior a 1/4 do salário mínimo.
- Cadastre-se no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais do governo, se ainda não estiver inscrito. O CadÚnico é um registro que permite ao governo identificar e atender famílias de baixa renda.
- Com o Cadastro Único atualizado e o BPC concedido, você pode solicitar a inclusão no Tarifa Social de Energia Elétrica junto à sua distribuidora de energia elétrica local. Você deve entrar em contato com a empresa que fornece energia na sua região para obter informações sobre como fazer essa solicitação.
- Após a aprovação da sua solicitação, você receberá um desconto em sua conta de luz, que pode variar de acordo com o consumo de energia e a faixa de consumo da sua residência.
O que é a Tarifa Social de Energia Elétrica?
A Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) é um programa social no Brasil que oferece descontos na conta de energia elétrica para famílias de baixa renda. Resumindo, esse programa é uma iniciativa do governo federal para reduzir o impacto do custo da eletricidade nas famílias em situação de vulnerabilidade econômica.
Sendo assim, a TSEE visa tornar o acesso à eletricidade mais acessível para as camadas mais desfavorecidas da população, contribuindo para a melhoria das condições de vida e o bem-estar dessas famílias. Portanto, para ter direito ao desconto na conta de luz por meio da Tarifa Social de Energia Elétrica, os beneficiários devem atender a determinados critérios:
- Estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico): O CadÚnico é um registro de famílias de baixa renda mantido pelo governo e é usado para identificar quem tem direito aos benefícios sociais.
- Ter renda familiar per capita dentro dos limites estabelecidos: Os limites de renda podem variar de acordo com as regras específicas do programa e costumam ser definidos em termos de salário mínimo.
- Ser beneficiário de programas sociais: Além do CadÚnico, alguns beneficiários de programas sociais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Bolsa Família, podem ser automaticamente elegíveis à Tarifa Social de Energia Elétrica.