A Caixa Econômica Federal anunciou oficialmente a retomada da operação do consignado INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
A saber, a decisão veio após a nova medida do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), que aumentou a taxa máxima de juros de 1,70% para 1,97%.
Consignado INSS na CAIXA
Em resumo, aposentados e pensionistas do INSS terão uma taxa a partir de 1,78% ao mês, mas é preciso ficar atento à informação, que é “a partir de”. Isso porque o banco deixa claro que tudo depende das condições, conforme análise prévia.
Então, na prática, as condições do consignado INSS na Caixa Econômica Federal não devem sofrer grandes alterações em relação ao que se via antes de todo o processo de mudanças na taxa.
A saber, quando o teto estava na casa de 2,14% ao mês, o banco já ofertava o empréstimo na casa de 1,8% ao mês.
Ainda mais, o banco informa que a contratação pode ser feita nas Lotéricas, Correspondentes CAIXA Aqui ou terminais de autoatendimento. Além disso, se preferir, podem ser utilizados os canais digitais, com o Aplicativo CAIXA e o Internet Banking CAIXA.
Como habitual, a prestação é descontada diretamente do seu salário ou benefício do INSS e você pode antecipar a liquidação quando quiser.
Por fim, cabe mencionar que o valor da prestação não pode ser maior do que 35% do salário ou benefício mensal, a depender da adesão do convênio.
Confira ainda: VITÓRIA! Martelo batido, mais de 1 MILHÃO de pessoas podem sacar o ABONO SALARIAL
Entenda toda a confusão envolvendo a taxa de juros
No início do mês de março, ao fim de uma reunião do CNPS, ficou estabelecido o teto da taxa de juros de 2,14% para 1,70% ao mês.
Contudo, a decisão não agradou aos bancos, e de imediato, muitos deles suspenderam a operação do consignado INSS.
Sendo assim, o governo federal teve que atuar rapidamente para contornar a situação. Foi quando houve essa nova reunião, que estabeleceu o atual patamar dos juros.
Veja também: VALORES A RECEBER: Dinheirinho ou dinheirão? Sabe se tem algo para resgatar? Veja como fazer
Reta final dos pagamentos do INSS
O calendário de repasses do INSS chega à reta final. Assim, nesta segunda-feira (10), o Instituto contempla os últimos grupos de aposentados e pensionistas.
Isso vale tanto para aqueles que recebem até um salário mínimo, como para os que têm valores acima disso.
Como de costume, a programação do INSS acontece de acordo com o último número do benefício, sem considerar o dígito verificador.
Leia ainda: VITÓRIA! Beneficiários começam a receber o NOVO CARTÃO do Bolsa Família