Nesta sexta-feira (30), a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME), anunciou que a bandeira tarifária para o mês de julho será verde, ou seja, sem adicional de cobrança na tarifa da conta de luz.
A sinalização demonstra que não haverá cobrança complementar na conta de energia elétrica em julho para todos os consumidores de energia elétrica conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
Aliás, a probabilidade é que o acionamento da bandeira verde seja para o ano todo.
O diretor geral da Agência, Sandoval Feitosa, destacou o acionamento: “A manutenção da bandeira verde é um alento para o cidadão, que cada vez mais está alerta para o consumo consciente de energia. Toda a sociedade é beneficiada com as condições de geração favoráveis”, pontuou.
VITÓRIA! Brasileiros que estão com dívidas podem ter DESCONTO de até 90%
Bandeira verde na conta de luz
A saber, a sinalização para a bandeira aplicada na conta de luz apresenta as condições favoráveis de geração de energia elétrica e é válida para todos os consumidores conectados ao SIN, a malha de transmissão de energia que cobre quase todo o território brasileiro.
Para o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o anúncio é muito importante para milhares de famílias brasileiras.
“Nosso principal objetivo é garantir a todos os brasileiros a segurança energética e que essa energia chegue à residência de todos os brasileiros a um preço justo. Buscamos, neste governo, garantir o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e social”, sinalizou.
Veja também: Imposto de Renda: JÁ SAIU o pagamento do 2º lote de restituição! Veja os detalhes
Bandeira Verde
Válida para todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN), a bandeira verde reflete a melhoria dos níveis de reservatórios das hidrelétricas, beneficiados com o período de chuvas.
Em resumo, a oferta abundante de recursos de origem hidráulica tem proporcionado condições favoráveis para a produção de energia no país, e isso favorece o bolso do consumidor no momento do pagamento da conta de luz.
Ainda mais, vale destacar que o nível de armazenamento dos reservatórios atingiu 87% em média no início do período seco, o que explica o cenário favorável do momento.
Por fim, cabe mencionar, para quem não está familiarizado, que o mecanismo das bandeiras tarifárias, criado em 2015, tem o objetivo de propiciar transparência ao custo real da energia. Inclusive, a sinalização é a mesma desde 2015.
Com informações da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL)
Confira ainda: Calendário do Bolsa Família chega com NOVIDADE em julho!