No início deste mês, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva editou o decreto que garante o pagamento de um adicional de 50% para o Vale Gás. E tem mais, a medida tem validade até o final de 2023.
A saber, o adicional foi incluído na Medida Provisória que retomou o programa Bolsa Família, aprovada no dia 1º de junho no Senado.
Bolsa Família: Ministro avalia manter o benefício para quem arrumar trabalho temporário
Valor do Vale Gás
Em primeiro lugar, é importante explicar que a lei que instituiu o Vale Gás determina que o pagamento aconteça apenas a cada 2 meses. Ainda mais, o repasse originalmente está atrelado a 50% do preço médio nacional do gás de cozinha.
No entanto, no período de agosto a dezembro de 2022, o Vale Gás recebeu um adicional de 50%, ou seja, passou a representar o valor cheio, em média, do gás de cozinha. Inclusive, esse é o motivo do uso do termo Vale Gás em dobro.
Então, em janeiro deste ano, o novo governo continuou com o valor extra por meio da edição de uma medida provisória, que entrou em vigor imediatamente.
Contudo, para que o adicional pudesse seguir ao longo de 2023, essa medida precisaria ser aprovada na Câmara e Senado dentro de 120 dias para não perder a validade.
Como isso não ocorreu, o adicional para o Vale Gás foi incorporado na MP do Bolsa Família.
Veja também: Restituição Imposto de Renda 2023: Consulta ao 2º LOTE será liberada em breve; veja detalhes
Calendário da próxima rodada está definido!
Por fim, vale destacar que o Vale Gás utiliza o mesmo calendário do Programa Bolsa Família, e os depósitos ficam sob responsabilidade da Caixa Econômica Federal.
O benefício será pago da mesma forma que o Bolsa Família, sendo possível o crédito em:
- Conta Poupança Social Digital;
- Conta Poupança CAIXA Fácil;
- Plataforma social, e o saque com cartão social.
Ainda mais, como os pagamentos ocorrem a cada 2 meses, e a última rodada foi em abril, agora em junho teremos um novo repasse.
Acompanhe agora o escalonamento entre os beneficiários de acordo com o dígito final do Número de Identificação Social (NIS):
- NIS de final 1 – 19 de junho;
- NIS de final 2 – 20 de junho;
- NIS de final 3 – 21 de junho;
- NIS de final 4 – 22 de junho;
- NIS de final 5 – 23 de junho;
- NIS de final 6 – 26 de junho;
- NIS de final 7 – 27 de junho;
- NIS de final 8 – 28 de junho;
- NIS de final 9 – 29 de junho;
- NIS de final 0 – 30 de junho.
Leia ainda: Calendário do Bolsa Família é confirmado para a PRÓXIMA SEMANA; veja quem recebe primeiro