Embora muita gente ainda não conheça, um dos programas sociais do governo do Brasil é o Aqui Tem Remédio. Em suma, ele tem como propósito disponibilizar remédio de graça ou pelo menos com redução de preço. Assim, o intuito é beneficiar cidadãos que não possuem a capacidade financeira para custear integralmente os medicamentos.
Vale destacar que o programa Aqui Tem Remédio atua de maneira bastante descomplicada. Sendo assim, para ter acesso ao remédio de graça ou com desconto, o cidadão deve se dirigir a uma das unidades de saúde que integram o programa. Do mesmo modo, é necessário apresentar a prescrição médica. Assim, o medicamento é entregue instantaneamente e não tem nenhuma taxa adicional.
Conheça os detalhes sobre o programa para obter remédio de graça
Em primeiro lugar, qualquer pessoa que não tem a capacidade financeira para cobrir o custo integral dos remédios tem a possibilidade de obter o benefício. Isso, pois o Aqui Tem Remédio oferece uma relação de medicamentos extensa para variadas doenças e condições médicas, como por exemplo, diabetes, hipertensão, asma, entre outras.
Como encontrar uma unidade de saúde que participa deste programa?
Acima de tudo, para descobrir uma unidade de saúde que participa do esquema, o cidadão deve acessar o site do Aqui Tem Remédio na sua prefeitura ou o app (que está disponível para iOS ou Android). Além disso, é possível também se dirigir a uma unidade de saúde próxima à sua moradia e indagar se ela participa do programa governamental.
Confira os documentos exigidos para aderir ao programa e conseguir remédio de graça
Nesse sentido, para aderir ao Aqui Tem Remédio, é necessário apresentar a prescrição médica e documento de identidade. Todavia, a recomendação é que o indivíduo se informe melhor na unidade de saúde do seu município, visto que algumas localidades solicitam documentação extra.
E as vantagens do Aqui Tem Remédio?
Antes de tudo, as principais vantagens do programa que oferece remédio de graça incluem:
- Economia de recursos para o indivíduo;
- Facilidade de acesso aos medicamentos;
- Melhoria na qualidade de vida do indivíduo.
Existe desvantagem?
É válido salientar que as principais desvantagens compreendem:
- Restrição da lista de medicamentos disponibilizados;
- Algumas unidades de saúde podem não fazer parte do esquema.
A saber, esse programa social é uma medida significativa do governo brasileiro visando simplificar o acesso aos medicamentos. Com isso, a população que não tem condições financeiras conseguirá cobrir integral ou parcialmente o valor do tratamento. Em resumo, com a participação de unidades de saúde distintas em todo o país, o programa vem beneficiando inúmeros brasileiros ao aprimorar a qualidade de vida.
Inscritos no Bolsa Família podem ter acesso à Farmácia Popular
Sobretudo, uma nova versão do programa Farmácia Popular foi implementada recentemente pelo presidente Lula. Assim, ele eliminou a modalidade de copagamento para beneficiários do Bolsa Família. A partir dessa alteração, as famílias de baixa renda participantes do programa terão acesso gratuito a medicamentos. Dessa forma, poderão para tratar condições como:
- Rinite;
- Parkinson;
- Anticoncepção;
- Glaucoma;
- Dislipidemias;
- Entre outros.
Do mesmo modo, os medicamentos para diabetes, asma e hipertensão são gratuitos para toda a população.
Lembrando que o programa, oficialmente chamado de Farmácia Popular do Brasil, foi iniciado no primeiro governo de Lula, em 2004. Em síntese, a finalidade é aumentar o acesso a medicamentos. Assim, a iniciativa ganhou força com o “Aqui Tem Farmácia Popular “, parceria feita com farmácias e drogarias para fornecer remédios sem custo ou com copagamento.
Aliás, o presidente afirmou que antes do Farmácia Popular, diversas pessoas pegavam receitas médicas nos postos de saúde, contudo, não tinham condições financeiras para adquirir os remédios e isso levava a situações trágicas. Com isso, o relançamento do programa solucionou esse problema.
A saber, a expectativa é que cerca de 21 milhões de pessoas são beneficiadas pelo programa. Hoje, a lista de medicações foi ampliada consideravelmente. Além disso, o programa cobre fraldas geriátricas sem copagamento. Destaca-se portanto que a melhoria do Farmácia Popular era uma promessa do governo, incluindo a incorporação de medicamentos mais modernos e uma atualização na lista.