A Caixa Econômica Federal aplica, a partir desta quinta-feira (3), a redução nas taxas de juros do Crédito Consignado para os beneficiários e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Assim, passa de 1,74% para a partir de 1,70% ao mês, representando uma redução total de 2,3%.
Para presidente da CAIXA, Rita Serrano, a redução nas taxas de juros do consignado é o início de um processo para oferecer preços mais justos na concessão do crédito, promovendo a democratização do acesso aos recursos bancários.
“A medida contribui com a organização das finanças dos clientes, em conjunto com as atuais ações vigentes do banco de negociação de dívidas, e para o crescimento da economia do país. Vamos proporcionar aos nossos clientes taxas justas e adequadas à realidade do país, de desenvolvimento e crescimento”, afirma.
Redução de juros para os beneficiários do INSS
Em resumo, a redução realizada é resultado direto do reajuste da taxa Selic, repassando aos clientes as repercussões positivas das adequações da política monetária.
Então, com a diminuição dos juros para os beneficiários do INSS, em um contrato com valor líquido de R$ 10 mil, em 84 meses, o cliente passa a economizar um valor superior ao de uma prestação ao final do pagamento do contrato.
Confira ainda: Piso salarial da enfermagem terá 9 parcelas! Veja quando começa o pagamento
Banco do Brasil
A saber, a medida também foi anunciada pelo Banco do Brasil (BB). Dessa forma, o banco sinalizou que os novos juros para linhas de crédito consignado, automático, salário, benefício, renovação e 13º salário passarão a valer a partir de sexta-feira (4).
Ainda mais, as taxas do consignado do INSS no Banco do Brasil foram ajustadas de 1,81% para 1,77% ao mês, na faixa mínima, e de 1,95% para 1,89% ao mês, no patamar máximo.
O BB afirmou ainda que terá reduções no desconto de títulos, capital de giro, conta garantida e em outros produtos, conforme perfil do cliente.
Veja também: Passagens aéreas: ‘Vamos criar um programa para baratear o preço’, afirma Lula
Entenda o consignado
Em suma, o empréstimo consignado é conhecido por ser um dos mais seguros e práticos que existem no mercado.
Isso porque o valor da parcela é descontado diretamente da sua folha salarial ou benefício (neste caso, do INSS).
Sendo assim, não há risco de atraso no pagamento, e por isso, normalmente as taxas de juros são menores.
Com informações da Caixa Econômica Federal
Leia ainda: Escola em Tempo Integral: Lula anuncia investimento de R$ 4 BILHÕES no programa