A Caixa Econômica Federal realiza os pagamentos do Bolsa Família, todos os meses, através do aplicativo Caixa Tem. Nesse sentido, o calendário segue um cronograma regulamentado pelo Governo Federal. Lembrando que, no mês de setembro, os repasses se encerraram no dia 29 e agora, os beneficiários aguardam os pagamentos do mês de outubro.
A boa notícia é que boa parte de brasileiros terão acesso ao Bolsa Família antecipado neste mês. Se você está inscrito no programa e deseja saber quando seu pagamento cairá na conta, continue nos acompanhando até o fim!
Bolsa Família antecipado para estas pessoas: Confira
Em primeiro lugar, é válido destacar que os moradores de 55 municípios do estado do Amazonas foram afetados pela forte seca. Sendo assim, devido aos danos causados à eles, eles poderão, neste mês, receber o Bolsa Família antecipada.
Diante desse cenário, o Governo Federal informou que os recursos serão liberados no dia 18 de outubro para todos os beneficiários do Bolsa Família que residem nas regiões atingidas. Dessa forma, os pagamentos não considerarão o número final do NIS (Número de Identificação Social) e assim, todos esses inscritos receberão na mesma data.
É importante ressaltar que Geraldo Alckmin, vice-presidente do Brasil, visitou Manaus na última quarta-feira (4). A princípio, ele anunciou a implementação da medida para favorecer os inscritos no programa. Em suma, a estiagem extrema atingiu cidades do Acre, Amazonas e Rondônia, afetando aproximadamente 500 mil pessoas.
Abaixo, você pode conferir a lista completa dos estados que receberão o Bolsa Família antecipado:
- Alvarães
- Atalaia do Norte
- Autazes
- Amatura
- Anamã
- Anori
- Barreirinha
- Benjamin Constant
- Beruri
- Boa Vista do Ramos
- Boca do Acre
- Borba
- Caapiranga
- Carauari
- Careiro
- Careiro da Várzea
- Coari
- Codajás
- Eirunepé
- Envira
- Fonte Boa
- Guajará
- Humaitá
- Ipixuna
- Iranduba
- Itacoatiara
- Itamarati
- Itapiranga
- Japurá
- Juruá
- Jutaí
- Manacapuru
- Manaquiri
- Manaus
- Manicoré
- Maraã
- Maués
- Nhamundá
- Nova Olinda do Norte
- Novo Airão
- Novo Aripuanã
- Parintins
- Pauini
- Rio Preto da Eva
- Santo Antônio do Iça,
- São Paulo de Olivença
- São Sebastião do Uatumã
- Silves
- Tabatinga
- Tapauá
- Tefé
- Tonantins
- Uarini
- Urucará
- Urucurituba
Todavia, os cidadãos residentes de outras localidades do país, continuam recebendo os valores de acordo com o calendário oficial, ou seja, conforme o último número do NIS.
Calendário de outubro do Bolsa Família
Conforme mencionado anteriormente, o calendário do Bolsa Família é regulamentado pelo Governo Federal. Todavia, os repasses são realizados pela Caixa Econômica Federal que utiliza seu aplicativo, o Caixa Tem, para tal.
Especificamente, neste mês, os depósitos iniciam no dia 18, com os beneficiários que possuem o NIS com final 1 e seguirá até o último dia do mês. Veja abaixo o calendário completo:
- NIS de número final 1: recebe dia 18 de outubro;
- NIS de número final 2: recebe dia 19 de outubro;
- NIS de número final 3: recebe dia 20 de outubro;
- NIS de número final 4: recebe dia 23 de outubro;
- NIS de número final 5: recebe dia 24 de outubro;
- NIS de número final 6: recebe dia 25 de outubro;
- NIS de número final 7: recebe dia 26 de outubro;
- NIS de número final 8: recebe dia 27 de outubro;
- NIS de número final 9: recebe dia 30 de outubro;
- NIS de número final 0: recebe dia 31 de outubro.
Em suma, o Caixa Tem é uma conta social digital dos inscritos. Sendo assim, o aplicativo permite que os usuários movimentem os valores sem a necessidade de se dirigir a uma agência. Do mesmo modo, os inscritos podem gerar um código no app, permitindo saques nos terminais de autoatendimento, bem como lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.
Para quem não sabe, outra vantagem do app Caixa Tem é a possibilidade de realizar o pagamento de contas, como energia elétrica, água, internet, além de telefone e boletos em geral. Acima de tudo, o Caixa Tem conta com um cartão de débito virtual e, com isso, os usuários podem fazer compras em estabelecimentos comerciais de todo o Brasil.