No decorrer desta semana, os aposentados, pensionistas e demais beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) receberam uma grande notícia. A saber, desde segunda-feira (22), os beneficiários do instituto podem acessar a carteira virtual do beneficiário, assim como o cartão Meu INSS+.
Em síntese, os beneficiários do INSS terão acesso à confirmação de dados e não terão a necessidade de imprimir um comprovante de recebimento de benefícios. Além disso, a carteira virtual dá direito a diversos benefícios aos usuários.
Vale destacar que o “clube de vantagens” vai disponibilizar diversos serviços aos usuários, o que inclui tanto quem é correntista quanto quem não é. Dessa forma, a ação é uma parceria entre o INSS, o Ministério da Previdência, bem como o Bancos do Brasil e a Caixa Econômica Federal.
Confira a seguir alguns estabelecimentos que darão descontos aos aposentados, pensionistas e demais beneficiários:
- Academias;
- Lojas;
- Seguros;
- Cinemas;
- Farmácias;
- Telemedicina;
- Shows;
- Viagens.
Sobretudo, os beneficiários do INSS poderão aproveitar os descontos ofertados nestes estabelecimentos por meio do cartão Meu INSS+. Isso significa que o lançamento realizado na última segunda-feira (22) foi bastante positivo para todos os beneficiários da autarquia.
Nesse sentido, durante a abertura da cerimônia, o presidente interino do INSS Glauco André Fonseca Wamburg informou que o “INSS é uma casa que tem o compromisso de promover, reconhecer e ampliar o quanto possível, o trabalho de identificação de direitos“.
Resumindo, a carteira do beneficiário e o Meu INSS+ foram instituídos pela Portaria MPS 1773. Assim, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, assinou o documento durante a cerimônia, na segunda-feira (22), em Brasília.
Entenda como emitir a carteira virtual do beneficiário
Antes de mais nada, o anúncio da carteira virtual do beneficiário animou os aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS. Além disso, uma ótima notícia é que o passo a passo é bem simples e rápido. Contudo, algumas pessoas ainda podem ter dúvidas sobre a maneira de emitir o documento virtual.
Pensando nisso, confira abaixo as etapas da emissão da carteira virtual do beneficiário:
- Primeiramente, acesse o aplicativo Meu INSS;
- Depois disso, clique em “carteira do beneficiário”, na página inicial do app;
- Em seguida, escolha uma foto para a carteira do beneficiário;
- Selecione nesta etapa a opção que informa que você está “ciente que ao apresentar a carteira os dados do benefício serão compartilhados através do QR Code”;
- Por fim, clique em “continuar”.
Lembrando que esses são os passos para conseguir emitir a carteira virtual do beneficiário. Com isso, o aposentado ou pensionista que fizer isso pelo celular ou pelo computador precisará de uma foto salva no aparelho para selecioná-la para a carteira virtual.
Ademais, depois desse passo a passo, o usuário terá a sua carteira disponível para o acesso a qualquer momento. Para tanto, só é preciso clicar em “carteira do beneficiário” no aplicativo Meu INSS.
No que tange o QR Code, haverá uma mudança no código a cada mês, garantindo assim, a segurança dos dados dos usuários, visto que a checagem das informações ocorrerá através do QR Code.
Conheça os benefícios do Banco do Brasil
Em suma, o coordenador-geral de sistemas e automação do INSS, Ailton Nunes, pontuou que a carteira virtual irá “facilitar o acesso a dados previdenciários úteis no dia a dia dos segurados”.
“Além disso, identificou-se a oportunidade de permitir que os segurados tenham acesso a benefícios e vantagens a serem oferecidos por meio de entidades públicas e privadas”, continuou.
Nesse caso, para os segurados que utilizam o sistema do Banco do Brasil (BB), um dos parceiros da ação, os benefícios do cartão virtual poderão ser usados até mesmo por quem não é correntista do banco.
Do mesmo modo, segundo o BB, os usuários poderão aproveitar descontos em compras virtuais realizadas em lojas que fazem parte do Shopping BB. E também terão acesso a aplicativos de academias e meditação. Estima-se, portanto, que haja a inclusão de outros serviços ao longo do tempo.
Veja também os benefícios da Caixa Econômica
Já em relação à Caixa Econômica Federal, o Meu INSS+ estará disponível somente para os usuários que tenham conta na instituição financeira. Dessa maneira, esses usuários poderão aproveitar preços mais baixos em consultas, exames, bem como orientação nutricional, além de assistência residencial.
Além disso, eles também poderão utilizar um cartão de crédito com a bandeira Elo, controlada pela Caixa que tem parceria com Bradesco e Banco do Brasil. Além de duas linhas de seguros e a conta corrente e também do programa de pontuação Dotz.
Nesse caso, quem utilizar os cartões Elo poderão se beneficiar de descontos de até 50% em ingressos de cinema e pipoca. Por outro lado, o Cartão Sim Elo permitirá a adição de cinco benefícios, atrelados a seguros e ao Clube Elo Mania. Aliás, a plataforma Elo Flex também oferecerá outros benefícios.
Do mesmo modo, os beneficiários ainda poderão acumular pontos no Dotz ao utilizá-los em compras em determinadas lojas físicas e virtuais. O limite é de 10.000 pontos.
Acima de tudo, a Caixa oferecerá um seguro de vida sênior, que oferecerá descontos em consultas, exames e farmácias. A saber, também terão coberturas contra incêndio, roubo, despesas de aluguel e assistências.