De acordo com o Michaelis, a física é a “ciência que estuda as propriedades gerais da matéria e suas leis no nível mais elementar”. Mas os principais livros de física da atualidade vão além, muito além disso. Eles fazem diversas pontes entre outros campos da ciência, como a astronomia, matemática, astrofísica, entre inúmeras outras maneiras de tentar desvendar a ocorrência dos fenômenos. É justamente o que fazem algumas dessas obras, como verdadeiros clássicos da ciência contemporânea.
Leia mais: Atividade física na quarentena: 4 dicas que podem interessar você
1. Lições de Física
Nesse livro, o melhor professor de física da história (ao menos para os seus admiradores), Richard Feynman, com o peso de um Nobel na bagagem, trata sobre tudo o que abrange, desde a física quântica, até os meandros do eletromagnetismo.
2. Revolução copernicana
Aqui o físico e filósofo norte-americano, Thomas S. Kuhn, traz a sua visão de como a astronomia de Copérnico revolucionou as demais ciências.
Ele mostra como a física, religião, cosmologia, e até mesmo a filosofia, beberam da fonte de um dos maiores gênios da história da humanidade.
3. Física I, Sears e Zemansky – Hugh D. Young / Roger A. Freedman
Nos cursos de física de nível superior ele é considerado a principal referência. Trata-se de um denso cabedal de informações matemáticas, e de cálculo básico, especialmente indicado para os que já avançaram na ciência da física.
4. O princípio da relatividade
Outro livro de física considerado referência para os estudantes intermediários é uma obra de H. A. Lorentz, H. Minkowski e A. Einstein. Trata-se de um compilado de conteúdos que abrange os campos do eletromagnetismo, eletrodinâmica, refração, gravidade, relatividade, entre outros conteúdos fundamentais da física.
5. Física Conceitual
A obra do físico, escritor e ex-boxeador norte-americano, Paul G. Hewitt, foi construída sob medida para quem possui apenas conhecimentos básicos e elementares em física.
Isso porque uma das suas principais características é trazer, de forma fácil, o universo da matemática para ela, com não mais do que algumas pitadas de trigonometria e álgebra.
6. A mente nova do rei
E, por fim, essa obra do físico-matemático, filósofo e professor da Universidade de Oxford, Roger Penrose.
Em resumo, ela esclarece, de forma simples, o que há de mais intrincado no universo da mecânica quântica, da Inteligência Artificial, da entropia e de outros inúmeros ramos da física e da matemática.