A lista de sintomas da Covid-19 acaba de ser atualizada. Um novo estudo realizado nos Estados Unidos definiu os quatro novos sintomas da doença para algumas faixas etárias.
Além dos sintomas tradicionalmente conhecidos, como febre, falta de ar, fadiga, tosse seca, perda de paladar e olfato e calafrios, o Imperial College London declarou que sintomas como perda de apetite, dores de cabeça e dores musculares também são indícios fortes da doença.
Ligação entre testes positivos e novos sintomas
Os novos sintomas foram detectados pelos pesquisadores através de testes de laboratórios, feitos com os swabs (hastes flexíveis usadas em testes RT-PCR), no período entre junho de 2020 e janeiro de 2021. Foi notado que existe uma relação entre os testes positivos para Covid-19 e a presença desses sintomas ou, de todos juntos.
Idades e respectivos sintomas da doença
Os pesquisadores observaram que, quanto mais sintomas, maior a probabilidade do teste ser positivo para o Sars-CoV-2. Os calafrios, por exemplo, foram encontrados em diversas idades, já as dores de cabeça foram apontadas como um sintoma principal entre crianças de 5 a 17 anos. A perda de apetite foi mais observada em pessoas com mais de 18 anos, e as dores musculares relatadas em pacientes com 18 a 54 anos principalmente. O grupo mais jovem também apresentava menos indícios de febre, tosse e perda de apetite.
Quadro sintomático após o surgimento das variantes
A pesquisa também levou em consideração que houveram mudanças antes e depois da variante B.1.1.7 se tornar dominante no Reino Unido. Contudo, apesar da prevalência da variante, os novos sintomas seguem sendo muito parecidos. No entanto, a perda de paladar e de olfato se tornou menos encontrada após a circulação da B.1.1.7.
Em agosto de 2020, antes do surgimento das principais mutações, pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia (USC) diziam que: em casos de infecção pelo novo coronavírus, a febre era o primeiro sintoma, depois disso a tosse, depois as dores musculares, e por último a náusea ou vômito e diarreia.