Os alimentos processados, como o macarrão instantâneo, podem ser uma alternativa mais prática para algumas pessoas. Eles são alimentos com diversos aditivos, corantes e quantidade elevada de sódio. Todavia, seu consumo em excesso pode trazer alguns malefícios para a saúde a longo prazo.
Veja os prejuízos do macarrão instantâneo
- Sabe por que o macarrão instantâneo fica pronto tão rápido? Porque é pré-cozido e submetido a um processo de fritura antes de ser embalado;
- Pobre em fibras e nutrientes. Por isso, não proporciona sensação de saciedade como um prato completo. Ou seja: você vai voltar a sentir fome mais rápido;
- Algumas marcas utilizam propilenoglicol, substância utilizada na secagem do macarrão instantâneo que pode acarretar em danos ao fígado;
- Com isso, o consumo diário de macarrão instantâneo pode levar ao aumento da pressão arterial, alteração renal, síndrome metabólica etc;
- Se atente ao rótulo! A exemplo, corantes, estabilizantes, aromatizantes e realçador de sabor. Esses são bastante prejudiciais ao organismo.
Por isso, o Ministério da Saúde recomenda no máximo o consumo de 2000mg de sódio diariamente. Ou seja, apenas 1 embalagem de miojo, contém 2700mg de sódio.
Dados
Barato, prático, rápido, saboroso. Mas nem um pouco saudável. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a quantidade máxima de consumo de sal por dia, deve ser de 2 gramas, o que equivale a uma colher rasa de café (isso para um adulto).
O que fazer?
Então, a dica é: prefira o macarrão tradicional. Leva só mais alguns minutinhos e você pode acrescentar vários ingredientes naturais.
Logo, o consumo exagerado de macarrão instantâneo é extremamente prejudicial à saúde devido ao alto teor de gordura, sódio e vários conservantes. Esses ingredientes contribuem diretamente com o desenvolvimento de obesidade, hipertensão, síndrome metabólica e hipercolesterolemia.
Sobretudo, você ainda acha que miojo é alimento para criança? Ou para si? Fica a reflexão. Deixe o seu comentário.