As azeitonas são frutos da Oliveira, podem ser verdes ou pretas, ambas com boas quantidades de antioxidantes. Ou seja, são uma ótima opção de se ter na dieta. É delas que vem o azeite, que todo mundo conhece como gordura boa. Neste sentido, elas são ricas justamente nessa boa gordura (monoinsaturada) que além de torná-la um item saudável também aumenta a sensação de saciedade.
Normalmente, as azeitonas são comercializadas em conserva. Contudo, a quantidade de sódio em produtos em conserva é realmente alta. Por isso, vale pensar que isso não será a base da sua alimentação.
Neste sentido, há dicas para reduzir a quantidade de sal da conserva: lave-as duas ou três vezes em água fria ou deixe-as de molho em água por 10 minutos. A quantidade que você “pode”, “deve”, “precisa”, será definida pelo seu nutricionista, afinal é individual. Caso não tenha acompanhamento, pense que uma porção de 8-10 unidades costuma ser suficiente para garantir seus benefícios.
Benefícios das azeitonas
Muito utilizada na culinária, a azeitona e seus derivados são queridos por muita gente.
Além de saborosas, possuem muitos benefícios para nossa saúde. Entre eles:
- Efeito antiviral
- Melhora a sua pele
- Controla o seu apetite
- A azeitona é rica em ômega 3 e 6
- Combate a prisão de ventre
- Evita a perda óssea
- Ajuda na perda de peso
- Rica em vitamina E, D, K
- Anti-inflamatória.
Dicas
- Compre azeitonas em potes de vidro.
- Leia a lista de ingredientes, quanto menor a quantidade de ingredientes, melhor!
- Evite as que possuem em sua composição, BENZOATO DE SÓDIO (E211). Afinal, seu uso em excesso pode causar alergias, pode ser um irritante gástrico e pode ainda causar câncer. Ele é um aditivo químico que usa para conservar a azeitona, mas ele pode ser substituído por ácido cítrico que é natural.
Então, escolha azeitonas que em sua lista de ingredientes tenha: azeitona, água, sal e conservador ácido cítrico.
Gostou do artigo? Por fim, deixe o seu comentário.