Manter sua casa organizada, faz com que você ache o que precisa mais facilmente, te economizando tempo. Além disso, a casa fica esteticamente mais bonita e harmonizada, quando cada coisa está no seu lugar. Outra vantagem da organização é que a limpeza é facilitada.
Quem sofre com a bagunça diária, sabe como ela prejudica a aparência do local. Além disso, uma casa bagunçada dá muito mais trabalho, até mesmo para limpar. A maior parte das dicas que se seguem, foi retirada do método Marie Kondo de organização. Isso porque ela é a maior referência nessa área, por suas dicas práticas e funcionais. Portanto, se você quer acabar com ela e manter a organização da sua casa, siga essas dicas no seu dia a dia.
Críticas negativas: saiba como lidar com elas
Jogue fora tudo que não precisar
Primeiramente, jogue fora as coisas inúteis que você tem, antes da organização. Organizar as coisas à medida que você arruma a bagunça também não é uma boa opção. Isso porque você se divide em duas tarefas, o que faz com que sua execução demore mais. Nós realizamos uma tarefa muito mais rapidamente quando estamos focados nela. Dessa forma, retire o que você sabe que irá para o lixo ou para doação. Depois continue com a organização.
Organize por categorias
Quando começar a organização da sua casa, não organize um cômodo por vez. Esse método é o mais comum, no entanto, ele dá muito mais trabalho. Isso porque, geralmente, há itens de um cômodo que estão em outro, e acabam passando despercebidos. Dessa forma, você termina a arrumação de um cômodo, e depois tem que voltar a ele com outros itens para colocá-los no lugar.
Se você organiza por categorias, e não por cômodos, você reúne todos os objetos referentes a uma categoria, e arruma tudo de uma vez! Como por exemplo, roupas, papéis, livros. Separe em sessões o que pertence a cada cômodo e leve para ele, quando for organizá-lo.
Cada coisa deve ficar em seu lugar
Defina um local específico para cada item na sua casa. Ao terminar de usar o item em questão, volte com ele, imediatamente, para o lugar de onde você o retirou. Você terá que guardá-lo, de qualquer forma, alguma hora. Quanto mais rápido, melhor.
Produtividade: livros que você precisa ler se quiser aumentar a sua
Isso porque deixar itens espalhados pela casa, faz com que você os perca na bagunça. Dessa forma, quanto mais você postergar a arrumação, maior será a bagunça e mais tempo você gastará para arrumá-la. Uma ótima dica para definir o local das coisas é manter acessível o que você mais utiliza, e guardar mais escondido o que você utiliza pouco.
Organize por cor e por tamanho
Marie Kondo recomenda que organizemos as roupas, por exemplo, das mais escuras para as mais claras. Além de facilitar muito encontrar a roupa que você quer, isso cria um visual clean no local, ou seja, é eficiente e agradável de se ver! Outra boa forma de organização de objetos é fazer a setorização deles por tamanho. Dessa forma, sempre que precisar de algo, você saberá onde deve procurar.
Limpe depois de organizar
Por fim, com a casa organizada e cada coisa em seu lugar, a limpeza ficará muito mais fluida e fácil! Você não terá itens para carregar de um lado para o outro. Além disso, os espaços estarão mais vazios, facilitando a limpeza. É por isso que a organização é uma parte importante da limpeza!
Disciplina é fundamental: veja como ser mais focado no seu dia a dia