Pequenas empresas começaram a enxergar oportunidades na crise para se reinventarem e manterem seus negócios. Apesar de quase metade (49%) das micro, pequenas e médias empresas terem sofrido impactos negativos devido à crise gerada pela pandemia de covid-19, 90% acreditam que o momento abriu novas oportunidades.
Esses são os resultados da pesquisa feita pela Serasa Experian ouvindo 521 empreendedores de pequeno e médio porte. As informações foram divulgadas pela Agência Brasil.
Oportunidades na crise são saída para pequenas empresas
Para 38% dos empresários, a crise abriu espaço para aprender novas modalidades de vendas. Além disso, 33% acreditam que o momento permite empreender e inovar, enquanto 33% estão revendo as parcerias e os fornecedores. Outras oportunidades citadas pelos micro e pequenos empreendedores foram: aplicar estratégias de acordo com o perfil dos clientes (26%), investir em novas tecnologias (26%) e ter mais tempo para planejamento e gestão (21%).
Da mesma forma, mais da metade (52,6%) dos empresários pretende expandir os negócios com o fim da crise e retomada da economia. Enquanto isso, 29,2% estimam que conseguiram voltar ao mesmo patamar de antes da pandemia e esperam novas oportunidades na crise.
Por outro lado, foram os 49% que afirmam ter sofrido os efeitos negativos da crise, 36% disseram não ter tido perdas e 15% conseguiram ter um saldo positivo no período.
A principal mudança estrutural promovida pelas empresas foi a alocação de recursos para trabalhar e atender de forma remota, mencionada por 53,2%, seguida pelos investimentos em tecnologia para as vendas não presenciais (51,7%). A gestão financeira foi um ponto em que 39,4% dos empreendedores fizeram alterações importantes para passar pelo período com um pouco mais de tranquilidade.
Como você percebeu esse período? Conhece algum relato de oportunidades na crise? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe o artigo nas redes sociais!
Veja mais:
Estratégias de venda para enfrentar a crise
Como empreender em meio a crise econômica