Informação de utilidade pública! A saber, estão abertas as inscrições para mil vagas para estudar de graça em cursos superiores em faculdades privadas.
Cabe mencionar que a iniciativa é do Governo do Espírito Santo e faz parte do Programa Nossa Bolsa, que oferta bolsas integrais, ou seja, com 100% das mensalidades dos cursos custeadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).
Bolsas para estudar de graça em faculdades
Veja só! As bolsas são para os seguintes cursos:
- Medicina;
- Enfermagem;
- Pedagogia;
- Administração;
- Direito;
- Arquitetura e Urbanismo;
- Educação Física;
- Engenharias;
- Farmácia;
- Sistemas da Informação;
- Nutrição;
- Geografia;
- Publicidade e Propaganda;
- Jornalismo, entre outras.
Em suma, as 54 opções estão distribuídas em 33 instituições de ensino localizadas em 14 municípios capixabas.
Como se inscrever para estudar de graça?
As inscrições foram abertas às 9 horas desta quarta-feira (3), com prazo até às 23h59 do dia 17 de janeiro.
Ainda mais, a seleção será por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2019 a 2023. O interessado poderá optar por qual edição do Enem quer usar a nota na seletiva.
Além disso, a inscrição deve ser feita pelo site da Fapes. O candidato irá preencher os seus dados pessoais e escolher qual curso, turno e instituição de ensino deseja concorrer à bolsa.
Como acontece seleção pela nota do Enem?
O interessado pode escolher qual nota do Enem, entre 2019 e 2023, quer usar na seletiva. De acordo com o edital, a seleção será feita pela média global de 450 pontos, somando o resultado da prova objetiva e da redação.
No entanto, além da média global, o estudante também deve ter tido nota mínima de 400 pontos na redação.
Quem pode concorrer ao Programa Nossa Bolsa do Estado?
Ficou interessado em estudar de graça, não é mesmo? Mas saiba que o candidato deve ter realizado uma das provas do Enem referentes aos anos de 2019 a 2023 e ter renda familiar per capita de até um salário mínimo.
Em complemento, o processo seletivo do Nossa Bolsa prioriza o ingresso de pessoas que moram em bairros com alto índice de vulnerabilidade social e de quem se autodeclara afrodescendente no ato da inscrição.
Desse modo, é preciso informar o Código de Endereçamento Postal (CEP) para verificar se o candidato está em um bairro atendido pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida.
Para concluir, de acordo com o edital de seleção, somente poderá participar do Nossa Bolsa 2024 o estudante que atender a uma das condições a seguir:
- Ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública localizada no Espírito Santo;
- Ter cursado completamente o Ensino Médio em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição localizada no Espírito Santo;
- Ter cursado o Ensino Médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição localizada no Espírito Santo;
- Ter concluído curso técnico em um dos Centros Estaduais de Educação Técnica (CEET) no Espírito Santo;
- Ter cursado o Ensino Médio e/ou Curso Técnico nas Escolas do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo.
Sendo assim, não podem concorrer à uma das bolsas para estudar de graça os estudantes que:
- Já tenham sido beneficiários do Programa Nossa Bolsa;
- Já tenham concluído qualquer curso de graduação.