O CNH Social, um programa do governo um estado do Brasil, está com 7 mil vagas abertas para a emissão gratuita da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). As inscrições para a primeira fase do programa já foram iniciadas e seguem abertas até o final do dia 20 de abril de 2024.
Breve visão geral do CNH Social
O CNH Social é uma iniciativa do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran) que tem como principal objetivo fornecer a CNH gratuitamente para cidadãos do estado que não têm condições de arcar com os custos do processo de obtenção da carteira.
As vagas abertas neste ano são divididas em duas fases, cada uma com 3.500 vagas. A primeira fase já teve suas inscrições iniciadas e estas seguem abertas até 23:59 do dia 20 de abril de 2024.
Como funciona a inscrição
Os interessados em participar do CNH Social devem realizar a inscrição através do site oficial do Detran, acessando o banner ou botão do programa na página principal e inserindo as informações pessoais solicitadas.
Os candidatos podem optar por obter a primeira habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro); adicionar a categoria A ou B (para quem já é habilitado); ou mudar para a categoria D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta).
É importante ressaltar que, após a inscrição, não é possível alterar a categoria escolhida.
Vagas para egressos do sistema prisional e PCDs
Neste ano, o CNH Social também está reservando vagas para dois grupos específicos: pessoas com deficiência e egressos do sistema prisional. Cerca de 5% das vagas são destinadas para Pessoas com Deficiência (PCD) e 8% para os egressos do sistema prisional.
Caso as vagas destinadas a estes grupos não sejam totalmente preenchidas, o restante será revertido para a ampla concorrência.
O anúncio do programa
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, durante o anúncio do programa, ressaltou a importância do CNH Social, considerando-o um programa capaz de reduzir desigualdades e proporcionar oportunidades de emprego para aqueles que mais precisam.
“O CNH Social é um programa que me alegra muito. Um programa que proporciona oportunidades às pessoas que mais necessitam. Essa é a razão da existência do serviço público. Nós queremos um Estado que seja eficiente, que tenha boas políticas públicas e o CNH Social é um programa que reduz a desigualdade.
Quanta gente gostaria de ter uma carteira de motorista para trabalhar, mas não tem condições de arcar com esses custos. Por isso é muito bom ver quantas pessoas conquistaram um emprego após obter a CNH por meio do programa”, afirmou o governador.
A segunda chance
Candidatos que não forem selecionados na primeira lista terão uma nova oportunidade na chamada única de suplentes. Esta será divulgada no dia 8 de julho, também no site do Detran|ES. A lista de suplentes tem o objetivo de oferecer as vagas não preenchidas após a desclassificação de candidatos selecionados na primeira lista.
Capacitação
Além da habilitação, os beneficiários que tiveram sua última Carteira Nacional de Habilitação (CNH) emitida com o benefício CNH Social também poderão passar pela etapa de capacitação. Esta etapa oferece cursos especializados e atualização para condutores profissionais, visando capacitar e qualificar os condutores, aumentando assim a empregabilidade.
Os cursos oferecidos incluem transporte de produtos perigosos, transporte escolar, transporte de passageiros, transporte de carga indivisível e transporte de veículos de emergência, mototáxi ou motofrete.
Ademais, o CNH Social é uma iniciativa louvável que não apenas ajuda aqueles que não têm condições de arcar com os custos do processo de obtenção da CNH, mas também oferece uma oportunidade de emprego para muitos. Com a abertura de 7 mil vagas este ano, o programa certamente continuará a fazer a diferença na vida de muitos capixabas.
Se você se enquadra nos requisitos e está interessado em obter a CNH, não perca esta oportunidade. Acesse o site do Detran|ES e faça sua inscrição. Lembre-se, o prazo para inscrição na primeira fase termina em 20 de abril de 2024. Boa sorte!