Existem muitas facilidade no mundo do mercado financeiro, mas a verdade é que pouca gente usa elas. Uma das grandes novidades do ano é o Open Finance, o lançamento do Banco Central que permite que você inclua todas as suas contas bancárias em apenas um lugar só. Isso porque a modalidade aumenta a transparência das suas informações bancárias.
Contudo, isso não quer dizer que a segurança dos seus dados esteja comprometida. Pelo contrário, para aderir ao Open Finance, os bancos precisam seguir legislações rígidas e, por isso, algumas instituições ainda não têm esse serviço.
O que é Open Finance?
Se você faz parte da população que tem conta em mais de um banco e sonha em poder ver todas as informações em apenas um lugar, o Open Finance é para você. Isso porque é exatamente essa a finalidade do produto do Banco Central. Na prática, a modalidade permite que todos os bancos tenham acesso aos seus dados e, com isso oferecer os melhores produtos.
Por outro lado, é melhor do que ter apenas uma conta, porque na prática, alguns bancos dão vantagens diferenciadas a seus clientes. Com isso, aderir ao Open Finance permite que você aproveite as vantagens dos seus bancos. Ao mesmo tempo, você consegue controlar todo o seu dinheiro, e seus gastos, no aplicativo que desejar.
Além disso, com o compartilhamento das suas informações, o Open Finance permite que bancos ofereçam melhores taxas de empréstimos, consórcios e financiamentos, o que ajuda você. a realizar os seus sonhos.
Apesar disso, nem tudo são maravilhas. Isso porque alguns bancos ainda não aderiram à modalidade. Com isso, o Open Finance não é conhecido por muitas pessoas, ao passo que os bancos deixam de promover serviços dessa modalidade por conta da baixa demanda.
Vale a pena aderir?
Mesmo que os efeitos ainda sejam mínimos e a popularidade do Open Finance ainda não seja grande, especialistas dizem que, de forma geral, vale a pena aderir ao produto. Isso porque os bancos podem promover formas de o cliente ter acesso a produtos cada vez melhores. Contudo, a exceção fica para as pessoas que não estão tão bem na praça.
Isso porque com dados ruins, a medida será contrária: em vez de oferecer produtos melhores, os bancos recusarão produtos para você. Dessa forma, antes de aderir ao Open Finance, uma boa dica é colocar as contas em dia, quitar empréstimos e financiamentos e, ainda, melhorar o score do Serasa. Como esse é um processo que demanda meses, durante esse tempo o cidadão pode ter dificuldades em ter produtos mais arrojados do mercado financeiro.
Na prática, o Open Finance ajuda você a ter descontos em financiamentos e acesso a cartões de crédito com limites mais atrativos. Além disso, incentiva as empresas a sugerir investimentos que sejam atrativos e adequados para você. Por isso, aderir a esse produto pode melhorar ainda mais a sua vida financeira e ajudar você a ter uma relação ainda melhor com o dinheiro.