A ONG Rio de Paz está planejando a realização de um protesto em Brasília. O motivo: eles querem a manutenção do Auxílio Emergencial para o ano de 2021. O colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo, divulgou a informação.
De acordo com o jornalista, o protesto deve acontecer na frente do Congresso Nacional, em Brasília, no próximo dia 9 de dezembro. Para evitar aglomerações, a manifestação deverá ser muito mais simbólica do que qualquer outra coisa.
A ideia, ainda de acordo com o jornalista, é levar uma mini favela com pratos para o local. Seja como for, não está claro como isso vai acontecer de fato. O jornalista também não divulgou o horário da manifestação.
Oficialmente, a ONG ainda não confirma essa informação. Mas em uma rápida passagem pelas redes sociais oficiais do grupo, dá para ver que eles estão dando mais atenção sobre o tema nas últimas semanas.
Membros da Rio de Paz estão gravando depoimentos de moradores de favelas. Nesses depoimentos, famílias pobres estão explicando o porquê de serem a favor de uma prorrogação do Auxílio Emergencial neste momento.
ONG quer prorrogação
Os cariocas conhecem essa ONG com mais propriedade. Mas ela ganhou projeção nacional nos últimos meses. Eles realizaram protestos famosos pelas mortes em favelas. Talvez você se lembre da imagem marcante de cruzes nas areias de Copacabana, por exemplo.
Oficialmente, o Governo ainda não bateu o martelo sobre uma prorrogação ou não do Auxílio Emergencial. Seja como for, pelas falas mais recentes do presidente Jair Bolsonaro é provável que uma prorrogação não aconteça mesmo.
O Governo, então, tenta trabalhar com outras possibilidades para o ano de 2021. Pode ser a criação de um programa novo ou mesmo uma remodelação do atual Bolsa Família. De acordo com a Federação Getúlio Vargas (FGV), mais de 38 milhões de pessoas ficarão sem renda após o fim do Auxílio Emergencial.