Fogos de artifício podem ter causado a morte de centenas de pássaros em Roma, na Itália. Quem está dizendo isso é a Organização Internacional para a Proteção dos Animais (OIPA). Ainda não se sabe no entanto o motivo exato das mortes.
As centenas de pássaros estavam mortos em uma área próxima de uma estação ferroviária na capital italiana. As pessoas encontraram esses pássaros pelo chão momentos depois da passagem de 2020 para 2021.
Por isso que muita gente está desconfiando da relação entre os fogos e a morte desses animais. Roma decretou um toque de recolher para todas as pessoas a partir das 22h do último dia 31 de dezembro. O objetivo era portanto impedir aglomerações na pandemia.
Mas acontece que muita gente acabou comprando os seus próprios fogos de artifício. Assim, muita gente acabou usando os fogos de maneira particular, já que não aconteceu uma festa oficial. O Governo, no entanto, ainda tem dúvidas sobre as mortes desses pássaros.
Membros do governo afirmam que ainda estão investigando essa situação. Um questionamento deles é o motivo de os pássaros só morrerem naquela área já que os fogos de artifício se espalharam por toda a capital no momento da virada do ano.
Morte de pássaros
A OIPA afirma que os fogos causaram transtornos para esses pássaros. De acordo com os ativistas, esses animais podem ter sofrido ataques cardíacos por causa do medo do barulho. Além disso, eles podem se chocar em outros pássaros ou mesmo em paredes na hora da confusão.
Fogos de artifício acabaram virando um tema polêmico não só por causa de pássaros mas também por causa de outros animais. Tem muita gente, por exemplo, que defende o fim da prática para proteger os cachorros e gatos do barulho.