O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para a atuação de uma onda de calor nesta semana. Ainda mais, de acordo com o Instituto, a principal atuação do fenômeno se dará pelo interior do Brasil.
A saber, o aviso meteorológico especial de nível amarelo (perigo potencial) de onda de calor abrange as áreas do Centro-Oeste e Sudeste do País e é válido até, pelo menos, esta sexta-feira (10).
Descanso garantido: Veja onde é FERIADO no dia 20 de novembro!
Onda de calor
O Inmet explica que o aviso de onda de calor de nível amarelo é emitido quando a previsão indica que as temperaturas (neste caso, especialmente as máximas) devem ficar 5ºC acima da média pelo período de dois a três dias consecutivos.
Além disso, ainda de acordo com a previsão, o forte calor deverá continuar, pelo menos, até meados da próxima semana. No entanto, a área de abrangência do fenômeno deve sofrer alterações. Assim, o Inmet reforça que segue monitorando a situação.
Cabe mencionar que a partir do sábado (11), se a situação persistir, o aviso de onda calor será atualizado e poderá se expandir ou até mesmo ter o seu nível de severidade alterado.
Aliás, em alguns municípios, principalmente dos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, as temperaturas máximas devem superar os 42°C nos próximos dias.
Em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, os termômetros ficarão 5°C acima da média. Outras regiões podem entrar na lista ao longo da próxima semana, já que a tendência é de expansão e intensificação da onda.
Assim, temperaturas acima dos 40°C também estão previstas em áreas de Tocantins, Bahia, Piauí e Espírito Santos, segundo o Climatempo. O portal alertou recentemente que o Brasil deve registrar até 47°C em novembro, aumento superior a 5°C na média de temperatura.
Classificação da categoria do alerta
Vale explicar que, de acordo com o Inmet, a intensidade do aviso está relacionada com a persistência do fenômeno (número de dias consecutivos) e não aos desvios de temperatura absolutos em si.
Veja também: Governo anuncia AMPLIAÇÃO do Minha Casa Minha Vida; saiba quem vai poder participar
Onda de calor mais intensa
Os especialistas destacam a duração da nova onda de calor, que diferente da registrada em setembro, deverá durar mais tempo e superar os cinco dias de termômetros nas alturas. A saber, essa é a previsão do portal MetSul.
Por fim, ainda segundo o portal, o calorão deve persistir por cerca de 10 dias, um recorde tanto de duração quanto de temperatura.
Com informações do Inmet, MetSul e Climatempo
Confira ainda: ALERTA! Câmara Municipal de SP vai abrir CPI para investigar atuação da Enel