A pandemia do novo coronavírus segue vitimando várias pessoas todos os dias no mundo. Mas os problemas antigos seguem vivos. De algumas semanas para cá, países africanos vem registrando o surgimento de um problema que o mundo conhece bem: o ebola.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) falou sobre o assunto. De acordo com a representante da entidade, Margaret Harris, a notícia dos registros dos casos não demanda um pânico. Seja como for, ela disse que a preocupação nunca é demais.
De acordo com Margaret, a Organização já enviou ofícios de pedido de atenção para seis países do continente africano. Ela só falou sobre dois: um deles é a Serra Leoa, e o outro é a Libéria. Mas se imagina que essa lista tenha também o Congo e o Guiné.
Isso porque esses países declararam oficialmente que registraram casos do ebola recentemente. Quem disse primeiro foi o Congo lá ainda no dia 7 de fevereiro. No último domingo (12) foi a vez de Guiné também dar essa declaração.
Apesar desse susto inicial, a OMS afirma que esses países estão agindo com muita rapidez diante disso tudo. Vale lembrar que a África já tem uma certa experiência com controle de doenças desse tipo, apesar da flagrante falta de recursos na maioria dos seus países.
Ebola na África
De acordo com as informações oficiais desses países, o Congo já registrou 300 novos casos da doença. Já Guiné está na marca dos 109 casos. Esses são os dados mais recentes até a publicação desta matéria.
Enquanto monitora essa situação na África, a OMS tenta encontrar soluções para o processo e vacinação no mundo. É que enquanto países mais ricos possuem uma vacinação mais veloz, os países mais pobres sofrem com a falta de expectativa.
Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Instagram para acompanhar todas as notícias!