O óleo de coco tem se popularizado cada vez mais! E, além de ser muito bom para a saúde quando consumido, ele pode auxiliar nos tratamentos de beleza. Você pode utilizá-lo na pele e cabelo, para que fiquem hidratados, no tratamento de umectação.
Contudo, deve-se ter o cuidado para que sua utilização seja feita na medida certa, sem exageros. Veja, abaixo, as diversas formas de utilizar o óleo de coco e seus benefícios!
Ansiosos e estressados: pequeno manual que vocês precisam ler
Como utilizar o óleo de coco na pele
O óleo de coco pode ser utilizado tanto na pele do corpo, como do rosto. Sua utilização é feita como a de um creme hidratante comum. Ou seja, você vai passá-lo no rosto e corpo, misturado aos seus cremes usuais. Dessa forma, ele vai potencializar o efeito dos cremes. Além de hidratar, ele age no tratamento anti-idade, prevenindo o envelhecimento.
Para utilizar o óleo de coco dessa maneira, o ideal é que ele seja extra virgem e 100% vegetal. Isso porque, do contrário, ele pode conter substâncias, como conservantes, que fazem mal à saúde da pele. O efeito dessas substâncias pode ser maior em pessoas com a pele sensível.
Como utilizá-lo no cabelo
Primeiramente, o óleo de coco hidrata muito o cabelo e devolve óleo ao fio. Isso significa que pessoas com o cabelo já oleoso devem passar longe deste óleo para hidratação! Ele possui um bom efeito em fios bastante secos.
Se esse é o seu caso, utilize-o uma vez na semana, ou uma vez a cada 15 dias, misturando o óleo ao seu creme de hidratação, para reforçá-la. Outra maneira de utilizá-lo no dia a dia, é passando um pouco dele antes do shampoo. Deixe agir por poucos minutos e, em seguida, lave o seu cabelo normalmente.
Hábitos saudáveis que todo mundo deveria adotar na sua rotina diária
O ideal mesmo é utilizar produtos que contenha o óleo de coco de forma adequada para cada fio, em sua composição. Dessa maneira, você garante que seus fios não sofrerão com a gordura do óleo, que será aproveitado na medida certa.
Como ingerir o óleo de coco como alimento
O óleo de coco possui gorduras saturadas na medida exata para fazer bem à saúde. Além disso, ele também possui sais minerais e outros nutrientes. Ele também tem como benefícios o aumento do HDL e a redução do LDL no corpo, bem como o aumento da imunidade, dentre vários outros.
Para consumi-lo corretamente, a sua quantidade diária não deve ultrapassar uma colher de sopa por dia. Você pode utilizá-lo para cozinhar, substituindo o óleo vegetal comum por ele. Outra forma de utilizá-lo, é substituindo o azeite de oliva por ele para temperar saladas, por exemplo.
E, por fim, há ainda o óleo de coco disposto em cápsulas, com a recomendação diária prevista no rótulo do produto! Em todo caso, não esqueça de pedir uma recomendação médica sobre a quantidade ideal de óleo de coco que você deve ingerir e sobre a maneira mais adequada para você.
A dieta vegetariana é saudável? Descubra aqui