Os beneficiários do INSS estão apreensivos com a recente fraude no órgão. Isso porque o serviço online ‘Meu INSS’, disponibilizado pelo Instituto Nacional do Seguro Social, tem sido alvo de golpes que envolvem advogados.
Confira todos os detalhes a seguir.
Tudo sobre a fraude no INSS
Afinal, como está acontecendo essa fraude? Bem, o que ocorre é que os criminosos estão usando registro de advogados para fraudar o INSS pelo app ‘Meu INSS’. Assim, eles estão obtendo acesso indevido a usuários e senhas por meio de vazamento de dados.
Dessa forma, eles têm conseguido alterar as contas bancárias dos beneficiários para receber os pagamentos indevidamente.
Lembrando que o ‘Meu INSS’ é um serviço que oferece aos cidadãos acesso a informações e serviços relacionados aos seus benefícios previdenciários, como, por exemplo, a aposentadoria.
Veja também: Veja como se proteger de GOLPES virtuais no Dia das Mães
Como funciona essa fraude?
Após se passarem pelo beneficiário e solicitarem a alteração da conta bancária no sistema do INSS, é preciso anexar a cópia de um documento original do titular do benefício. No entanto, os criminosos estão anexando documentos de pessoas que não têm qualquer relação com o segurado.
Assim, segundo matéria do G1, os criminosos conseguem acesso às carteiras da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) através do próprio sistema ‘Meu INSS’. Os processos relacionados aos pedidos de benefícios do INSS ficam dentro desse sistema, mas, em teoria, apenas as partes envolvidas no processo têm acesso a ele.
Dessa maneira, dentro dos processos do INSS, os documentos dos advogados são anexados. Contudo, os criminosos estão conseguindo acessar esses processos para roubar os documentos e assim usá-los de forma indevida.
Assim, quando solicitando uma alteração de conta bancária de um beneficiário, o criminoso adiciona um documento de um advogado como se fosse o do titular.
Entretanto, mesmo com um documento incompatível com o titular, o sistema aceita o documento e permite a mudança de conta bancária.
Ademais, conforme relatado, os criminosos estão aproveitando essa falha no sistema para cometer fraudes no INSS.
Veja também: FRAUDE no Bolsa Família: Veja quais são os tipos mais comuns
OAB se pronuncia sobre as fraudes do INSS
A OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo) emitiu uma nota afirmando que está ciente e monitorando os casos de advogados que estão sendo afetados pelo esquema de fraudes no sistema de segurança do INSS.
Desse modo, através da Comissão de Direito Previdenciário, a OAB-SP se colocou à disposição para receber denúncias e prestar orientações aos advogados que tenham sido afetados.
Além disso, a OAB-SP está trabalhando em conjunto com a Superintendência Regional do INSS no Sudeste para encontrar soluções para os casos de vazamento de dados e fraudes de segurança que afetam os advogados.
No entanto, até o momento, nem o Ministério da Previdência Social, nem o INSS se manifestaram sobre o assunto.
Veja também: FRAUDE NO FIES: 20 faculdades serão investigadas