Novidade!!! O presidente que assumirá o governo no ano de 2023, realizou uma coletiva de imprensa onde deu informações sobre o novo piso salarial. Por isso que hoje iremos afirmar se o salário vai subir e como será o aumento do piso salarial proposto por Lula.
Qual foi a proposta de campanha em relação ao piso salarial no governo petista?
Considerando as falas públicas realizadas em época de campanha eleitoral, o governo afirmava que o piso salarial teria reajuste para o ano de 2023. Além da inflação, oferecer um ganho real, baseado na média do PIB (Produto Interno Bruto) dos últimos 5 anos.
Afirmava ainda que o salário não havia ganho real para o trabalhador, por no mínimo 3 anos, e que no governo dele seria diferente. Apontava que a partir de 2023, o ganho real seria realidade para os trabalhadores, e para todas as pessoas que tinham o piso como base.
Qual foi a declaração de Lula na coletiva de imprensa sobre o piso salarial?
Na coletiva de imprensa que foi feita no CCBB (Centro Cultural do Banco do Brasil), houve o questionamento se haverá efetivação do piso salarial no valor de R$1.320,00 no ano de 2023. Lula afirma não conhecer o valor para o piso salarial, e justificou alegando que há uma perspectiva de aumento de 6%. A partir desta colocação, o valor do salário para 2023, seria de R$1.284,72.
Contudo, esse valor para o piso salarial é inferior ao valor proposto no orçamento para 2023, que foi calculado no mês de abril de 2022.
Sabe-se, entretanto, que a legislação regulamenta o reajuste anual do valor do piso salarial tendo por base o percentual da inflação. Esse percentual se dá pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), e o cálculo é feito até o dia 31 de dezembro de 2022.
Quantas pessoas serão afetadas pelo novo piso salarial?
De acordo com o DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), o valor do piso salarial interfere diretamente na vida de 56,7 milhões de trabalhadores. Sendo que destes, 24,2 milhões de pessoas são segurados do INSS.