Quando começamos a estudar, nosso primeiro contato com pessoas diferentes acontece na escola. Além disso o respeito às diferenças também começa na escola e podemos entender como conviver em sociedade a partir desse momento.
Dessa forma, o período escolar auxilia a como conviver com as diferenças e isso é muito positivo.
E nesse momento começamos a pensar como nossas crianças poderão ter acesso a esse tipo de convivência já que não estamos tendo aulas presenciais.
No entanto, isso também podemos incentivar em casa e mostrar para nossos filhos que é preciso respeitar a todas as pessoas, independente das diferenças.
No entanto, sabemos que logo as aulas retornarão e então será possível proporcionar a convivência dos nossos filhos junto aos outros alunos.
A diferença ao sair de casa
Dentro de casa a criança apenas tem acesso aos familiares mais próximos, como os irmãos, pai, mãe, tios e primos.
Dessa forma, essa criança apenas tem contato com poucas pessoas e não entende ainda como o mundo tem pessoas diferentes.
Sendo assim, ao sair de casa, mesmo antes de ir para a escola a criança começa a ver que existem muitas pessoas diferentes.
Antes mesmo de ir para escola, é possível mostrar para a criança que somos diferentes e precisamos respeitar as diferenças das outras pessoas também.
Por esse motivo, depois de ver que as pessoas são mesmo diferentes de várias formas, dentro da escola a criança já poderá entender um pouco sobre viver em sociedade.
Como a escola atua para o respeito às diferenças
O respeito às diferenças começa na escola!
Dentro da escola o aluno poderá ter um contato muito mais próximo com outras pessoas. Sejam elas os alunos e colegas, como também os professores, coordenadores e todos os funcionários da escola.
Dessa forma, a criança começará a ver que precisa entender que todos nós somos diferentes e os professores vão instruí-los a perceber que todos somos iguais, independente das diferenças externas.
Sendo assim, além da escola ensinar matérias, também pode ensinar muitas outras coisas que podem ajudar a desenvolver nosso caráter.
Por esse motivo, mesmo durante a pandemia, devemos continuar conversando com nossos filhos para que eles saibam a importância de respeitar as diferenças de cada um.