O Reino Unido anunciou, na última quarta-feira (02), a aprovação da vacina da Pfizer/BioNTech e será o primeiro país a começar a imunização da população. De acordo com o ministro da Saúde, Matt Hancock, os profissionais da saúde e idosos terão prioridade, sendo que o processo deverá começar na próxima semana.
Segundo o MHRA, órgão regulatório do Reino Unido, a vacina é segura para adoção e oferece 95% de proteção contra a Covid-19. O Reino Unido já encomendou 40 milhões de doses da vacina, que vai ser usada para vacinar 20 milhões de pessoas, visto que ela deverá ser aplicada em duas doses.
O Reino Unido e a vacina Pfizer
A vacina Pfizer foi a mais rápida a completar todas as fases de testes, sendo que levou apenas 10 meses para seguir os passos de desenvolvimento. Ela deverá ser aplicada em duas doses (injeções), com 21 dias de intervalo.
No Brasil, o Ministério da Saúde anunciou na terça-feira (01) que o plano de vacinação terá 4 etapas, porém ainda sem data definida para começar.
Na primeira etapa serão vacinados os trabalhadores da saúde, a população idosa (acima dos 75 anos), população indígena e pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos).
Já, na segunda etapa serão vacinadas as pessoas de 60 a 74 anos. Na terceira etapa receberão a vacina as pessoas com comorbidades, como doenças cardiovasculares. Por fim, na quarta etapa os professores, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e população penitenciária.
Dessa forma, segundo o Governo não serão todos que vão receber a vacina em 2021. A previsão é que apenas 109,5 milhões de pessoas recebam a vacina no próximo ano.
Apenas 11 das dezenas de vacinas estão na fase 3, que é a última antes de uma possível aprovação. São elas a Sinovac Biotech, a Sinopharm e a CanSino (chinesas), a russa do Instituto Gamaleya, a britânica de Oxford em parceria com a AstraZeneca, a americana da Moderna, da Pfizer e BioNTech, a americana Janssen Pharmaceutical Companies e a Novavax.
– Glaucoma: tomografia de coerência óptica é incorporada no SUS
Para acompanhar quando o Reino Unido vai começar a vacinação acesse diariamente o Brasil 123.