Cães são ótimas companhias, não importa o tamanho! Mas todos eles exigem cuidados e você deve pensar antes de ter um cachorro grande porque esses cuidados podem ser maiores, assim como o seu tamanho! Portanto, saiba o que analisar antes de optar por ele e não por um pequeno ou médio.
Cuidados com cães idosos: Você sabe o que é artrite canina?
Muitas pessoas sonham em ter cães grandes e até já tiveram pequenos e creem que conseguem cuidar de um maior. Entretanto, não é bem por aí. Os cachorros grandes dão, inevitavelmente, mais trabalho. Dessa forma, é importante considerar os cuidados que eles exigem a mais, antes de ter um. Veja alguns deles, abaixo:
Muito cocô e xixi para limpar
Este é um aspecto que com certeza deve ser considerado. Os cães pequenos também fazem pouco xixi e cocô e fica mais fácil limpá-los quando eles fazem no lugar errado. Já os cães grandes fazem bastante! E isso torna a limpeza demorada e bem mais difícil, demandando também mais tempo.
Cuidados veterinários mais caros
Você deve pensar antes de ter um cachorro grande que, quanto maior o cão, maiores também serão as despesas veterinárias. Isso pode não valer para as vacinas, entretanto, é válido para medicamentos, vermífugos e também cirurgias. Considerando o cão como um ser que você deve cuidar pelo resto da vida dele e que pode sofrer algum acidente, por exemplo, é muito importante saber que os gastos podem ser altos.
Ração mais cara
Assim como os cuidados veterinários e medicações saem mais caro, as rações também. E isso acontece porque, obviamente, um cachorro grande come muito mais que os pequenos. Mesmo que os grãos não sejam dos mais caros, eles continuam sendo mais caros que para os cachorros pequenos.
Cachorro grande em apartamento: é possível? Saiba a resposta
Poder de destruição maior
Pode até parecer brincadeira, mas você deve pensar antes de ter um cachorro grande que ele consegue destruir as coisas muito mais que os pequenos. E isso considerando sapatos, móveis, roupas, documentos importantes e mais. E como quando filhotes eles devem ficar dentro de casa, essa acaba sendo uma destruição inevitável. A depender do quanto você gosta de conservar as suas e valoriza as coisas materiais, um cachorro grande não é uma boa ideia.
É preciso levá-los em rédeas curtas
Pense só: um cachorrinho pequeno morde você porque você tentou tirar algo da sua boca. Dói, mas é possível contornar com uma pomada e um pequeno curativo. Entretanto, se o mesmo acontecer com um cachorro grande, o estrago não será apenas esse. Por isso, é preciso que você tenha o completo domínio sobre o seu cão, para tê-lo em tamanho grande.
Nem sempre ficam bem em espaços pequenos
Se você mora em casas pequenas, é possível criar um cão grande. Entretanto, nem sempre eles se sentem bem dessa forma. Há raças que exigem espaços maiores porque gastam muita energia. Dessa forma, você deve pensar antes de ter um cachorro grande se o local realmente comporta um cão grande e se a raça escolhida é a ideal.
Cães e gatos: quais são os cuidados que você deve ter regularmente com seu pet