Saber o que usar para garganta inflamada pode garantir uma saúde melhor. Faça uma pastilha, um enxaguatório bucal ou mesmo de xarope. Esses tratamentos locais aliviam rapidamente as dores de garganta.
A dor de garganta pode ter várias origens: irritação ligada ao ar muito seco, uma reação alérgica. No inverno, geralmente são o resultado de uma infecção como um resfriado ou dor de garganta. Na grande maioria dos casos de origem viral, portanto, essas patologias geralmente evoluem para a recuperação em quatro a cinco dias.
O que usar para garganta inflamada?
No caso de doenças de origem infecciosa, a mais comum, a garganta pode ser desinfetada com um antisséptico, convencional ou natural. Por conseguinte, esses produtos proporcionam alívio.
Alternativas naturais
A própolis com propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias é uma alternativa natural comprovada.
O que fazer quando a dor é forte?
Aplica-se anestésicos locais. Frequentemente associados a antissépticos, eles entorpecem as membranas mucosas, resultando em um bom efeito analgésico.
Essa ação é bastante curta, cerca de 30 minutos, mas suficiente para interferir na deglutição durante esse tempo e poder induzir vias falsas. Eles são, portanto, contraindicados antes dos 6 anos ou mesmo 12 anos.
O que usar para garganta inflamada que dói?
Opte por amassar e mastigar plantas como lavanda, as gomas ou grandes açúcares (polissacarídeos) de origem vegetal. Esses produtos formam uma película de barreira que lubrifica e protege a mucosa faríngea de irritantes: bactérias, vírus, mas também poluentes ou alérgenos.
Saber o que usar para garganta inflamada pode garantir mais saúde. Em alguns casos, ajudam até na tosse associada. Um benefício adicional, portanto, é que pode-se usar durante a gravidez e a lactação.
Pastilhas, colutórios ou xaropes
Práticos, pastilhas e chicletes têm a vantagem de liberar gradativamente os princípios ativos. Além disso, a ação de sucção estimula a secreção de saliva. Isso ajuda a combater as infecções, porque a saliva contém agentes anti-infecciosos como a lisozima e alivia a dor ao lubrificar as membranas mucosas inflamadas.
Os enxaguatórios bucais são menos discretos de usar, mas instantaneamente revestem os seus princípios ativos nas amígdalas e trato faríngeo, onde o alívio é mais rápido.
Alguns podem até ser adequados antes dos 6 anos. Lembre-se, portanto, de sacudir os frascos de enxaguatório bucal antes de borrifar.