Cuidar de um bebê não é fácil, principalmente para quem é pai ou mãe de primeira viagem. Dentre as principais dúvidas quanto à criação de um bebê surgem as dúvidas sobre a introdução alimentar. Afinal, o que um bebê de 5 meses pode comer? Veja aqui a resposta para essa pergunta para cuidar do seu filho da melhor forma.
Nos primeiros meses de vida o bebê se alimenta única e exclusivamente do leite materno ou da fórmula – quando a mãe não consegue amamentar. Introduzir alimentos na dieta do bebê é muito importante, por isso, muitos pais ficam esperando por esse momento, querendo dar início à introdução alimentar o quanto antes. No entanto, há uma idade certa para isso.
Problemas da introdução alimentar precoce
Nos primeiros meses de vida os bebês devem se alimentar exclusivamente de leite materno. Recomenda-se que o aleitamento materno permaneça, de forma exclusiva, até o sexto mês de vida da criança. E pode se estender como alimentação complementar até que a criança complete dois anos.
Os profissionais da saúde do país e de todo o mundo orientam que a introdução alimentar se dê apenas a partir dos seis meses de vida do bebê, uma vez que a introdução alimentar antes desse tempo pode trazer prejuízos.
Atraso no desenvolvimento
Primeiramente, durante o aleitamento materno o bebê realiza movimentos que promovem o desenvolvimento dos músculos e articulações que estão envolvidos na mastigação. Logo, quando o aleitamento é interrompido antes do tempo o bebê pode apresentar dificuldade para mastigar e deglutir os alimentos, além de poder respirar e falar com dificuldade.
Problemas intestinais
O leite materno possui anticorpos que fortalecem o sistema imune do bebê, protegendo-o de doenças, infecções e alergias. Então, oferecer outros alimentos à criança antes do tempo correto pode diminuir essa proteção, fazendo com que ela desenvolva alguns problemas de saúde com mais facilidade, como problemas gastrointestinais, sobrepeso, resistência à insulina, dentre outros.
Porém, se você deseja introduzir os alimentos um pouco antes dos seis meses é possível, desde que você respeite os limites da criança. Veja a seguir:
O que um bebê de 5 meses pode comer?
Um bebê de quatro meses pode começar a se alimentar com alimentos um pouco mais sólidos, como papinha de frutas, no entanto, na maioria das vezes essa idade ainda não é a idade ideal para introduzir os alimentos.
Agora, vamos ao grande questionamento deste post: o que um bebê de 5 meses pode comer?
Bom, caso a introdução alimentar possa ser feita antes dos 6 meses de vida, um bebê de 5 meses já pode comer alimentos mais sólidos e salgados.
Com isso, o bebê também passa a reduzir as mamadas, uma vez que ele fica sustentado por um tempo maior com os alimentos mais sólidos. Caso você comece a trabalhar fora ou por algum outro motivo seja necessário conceder outros alimentos ao seu bebê, o ideal é consultar o seu pediatra para que ele indique quais alimentos podem ser introduzidos e como isso deve ser feito.