O Bolsa Família 2023 vai substituir o Auxílio Brasil, que foi criado pelo governo atual, retornando ao seu nome original. Isso se deve ao fato de que o presidente eleito, que assumirá o ano que vem, Luiz Inácio Lula da Silva, já ter informado que retomará o antigo Bolsa Família.
Com o retorno, haverá também algumas mudanças nas regras para o recebimento do benefício, bem como alteração nos valores. Continue acompanhando este artigo para ficar por dentro do que se sabe do Bolsa Família 2023 até o momento!
Transição do Auxílio Brasil para o Bolsa Família 2023
Antes de as informações a respeito do Bolsa Família 2023 serem certas, é preciso aguardar a aprovação da Emenda Constitucional da PEC de Transição. Isso porque nela estão as sugestões para o programa no ano que vem, mas que só entrarão em prática quando a aprovação sair. Por enquanto, sabe-se que a PEC se encontra na Câmara dos Deputados, esperando análise.
Entretanto, ainda que não tenhamos informações oficiais, há algumas coisas que se manterão as mesmas, a respeito do benefício. Uma delas é a quem o benefício se destina, uma vez que a população carente continuará sendo a beneficiada.
Além disso, as pessoas que recebem o Auxílio Brasil atualmente, continuarão recebendo os valores através do Bolsa Família 2023. Entretanto, para isso, elas deverão cumprir os novos requisitos do programa. Continue acompanhando o artigo para saber quais são.
Alterações previstas
O Bolsa Família 2023 deverá sofrer algumas alterações nos seus requisitos, ao deixar de ser Auxílio Brasil. A primeira delas é que um dos critérios que foi eliminado, com a criação do Auxílio Brasil, voltará a ser exigido para as famílias beneficiárias. E esse é o da apresentação da carteira de vacinação atualizada, para receber o benefício. Além disso, o Bolsa Família exigirá a comprovação de frequência escolar delas.
Quanto à família com gestantes na constituição familiar, delas será exigida a realização do pré-natal, o que também é um critério para o recebimento do benefício. E não para por aí. Mães em fase de amamentação e crianças que se encontrarem em situação de trabalho infantil serão acompanhadas e a elas serão fornecidas ações socioeducativas.
Entenda como funcionarão os pagamentos do benefício
Para o Bolsa Família 2023, espera-se que o valor de R$600,00 seja mantido. Isso porque o presidente eleito declarou não querer voltar ao valor anterior, de R$400,00, como estava previsto. Já com relação às datas de pagamento, não se espera muitas mudanças, uma vez que tudo indica que ele acontecerá seguindo a mesma linha do Auxílio Brasil, todo dia 10.
Com relação ao local onde os valores são depositados todos os meses, espera-se que continue sendo no Caixa Tem. O aplicativo fornece fácil acesso e movimentação dos valores, facilitando a vida dos beneficiários.
Por fim, tudo indica que haverá, também, um cartão de débito Bolsa Família, o que permitirá que as pessoas consigam realizar saques em caixa eletrônico de maneira pontual e com mais facilidade. Agora, resta aguardar pela aprovação das mudanças sugeridas, para confirmar que todas essas mudanças, de fato, acontecerão.