O título de capitalização é uma aplicação que é feita de forma programada, ou seja, normalmente são oferecidas por instituições financeiras como os bancos que, durante um tempo preestabelecido, realizará sorteios para que o proprietário do título concorra a prêmios em dinheiro. Veja mais sobre os títulos de capitalização aqui no Brasil 123.
Esses valores aplicados são feitos de forma única, mensalmente, e a rentabilidade desses títulos está associada, na maioria das vezes, à Taxa Referencial (TR). Portanto, se em algum momento já ouviram falar de título de capitalização, saiba que isso é muito comum em bancos tradicionais e agora vamos entender se vale a pena investir o dinheiro nessas aplicações.
Veja mais sobre os títulos de capitalização
Conhecido no mercado de investimentos como uma forma de economia programada, os títulos de capitalização são oferecidos pelos bancos tradicionais em todo o mundo. Durante a vigência desses títulos, a pessoa estará participando de sorteios de prêmios em dinheiro.
Além disso, o investidor pode retirar o capital completamente depois de um prazo contratado da conta bancária. Por isso, essa prática é, basicamente, voltada para a criação do hábito de investir e de economizar dinheiro, além de participar de sorteios por isso.
Esse produto é bem seguro, pois a Susep (Superintendência de Seguros Privados) aprova, mas os bancos são os principais responsáveis pelo oferecimento desses investimentos para seus clientes.
Hoje em dia existem muitos títulos de capitalização para se adquirir em bancos, mas a maioria deles mantém o mesmo padrão que citamos acima. Mas, apesar de toda a segurança que esse serviço oferece, esse investimento não tem a garantia do FGC. Assim, caso o banco tenha algum problema como a falência, por exemplo, você perde todo o capital que estava alocado na instituição.
Como é pago o título de capitalização
Atualmente, existem 3 maneiras para fazer o pagamento do título de capitalização e um deles é o Pagamento Único (PU), em que o investidor deposita o valor mensalmente, integralmente.
Além disso, também existe o Pagamento Mensal (PM), em que o investidor define um valor que vai debitar da sua conta antes de retirar do banco.
Por fim, existe o Pagamento Periódico, em que o investidor escolhe a periodicidade em que haverá o desconto em sua conta.
Então, vale a pena investir em títulos de capitalização?
Então, considerando tudo que sabemos agora sobre o que é título de capitalização, será que vale a pena investir nesse serviço bancário? Essa resposta depende do perfil de cada investidor, afinal, não existe ninguém que possa afirmar que um produto financeiro seja perfeito para outrem. Assim, cada um precisa fazer suas escolhas conhecendo os riscos e as vantagens.
Mas, a opinião da maioria dos investidores é que o título de capitalização não vale a pena. Afinal, ganhar um sorteio não é algo muito fácil e o rendimento baseado na taxa referencial é muito baixo para quem precisa esperar alguns anos para ter o dinheiro de volta.